Percepção ambiental e dinâmica geoecológica: Premissas para o planejamento e gestão ambiental / Environmental perception and geoecological dynamics Premises for planning and environmental management
PDF

Palavras-chave

Paisagem
Planejamento Ambiental
Embaubal
Belo Monte

Como Citar

DE PAULA, E. M. S.; SILVA, E. V. da; GORAYEB, A. Percepção ambiental e dinâmica geoecológica: Premissas para o planejamento e gestão ambiental / Environmental perception and geoecological dynamics Premises for planning and environmental management. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 26, n. 3, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/24795. Acesso em: 27 maio. 2022.

Resumo

É necessário planejar as ações do ser humano na natureza, organizar intervenções sustentáveis dentro dos limites ambientais, e gerir os recursos naturais através de comparações com outras paisagens já modificadas. Entretanto, grande parte das ações de planejamento e gestão ambiental se dão através de análises setoriais, sem entender como a população local percebe os seus lugares de vivência. Nesse artigo, discute-se sobre a análise geoecológica da paisagem e suas relações com o pensamento complexo, e sobre a importância da educação ambiental como forma de difusão do conhecimento geoecológico da paisagem. Propõe-se elementos entendidos como fundamentais para o planejamento e gestão ambiental dos recursos naturais e das paisagens, através de considerações acerca da necessidade de conhecimentos sobre a percepção ambiental dos atores sociais, de suas ações no ambiente natural, e das repercussões dessas ações na dinâmica geoecológica local. O uso da terra contribui significativamente para mudanças na dinâmica ambiental local, e assim, o entendimento sobre a dinâmica geoecológica e a percepção ambiental das comunidades locais devem ser encarados como premissas para elaboração das estratégias de planejamentos e gestão ambiental.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...