Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação da usina hidrelétrica na região Amazônica Paraense
PDF

Palavras-chave

Amazônia
Hidrelétrica de Belo Monte
Impactos Ambientais

Como Citar

FREIRE, L. M.; LIMA, J. S. de; SILVA, E. V. da. Belo Monte: fatos e impactos envolvidos na implantação da usina hidrelétrica na região Amazônica Paraense. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 18–41, 2018. DOI: 10.14393/SN-v30n3-2018-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/36036. Acesso em: 26 maio. 2022.

Resumo

Na região Amazônica do Brasil a exploração dos recursos naturais apresenta o desmatamento da floresta nativa como um dos principais problemas ambientais, ocasionado pelo corte de árvores destinadas ao comércio ilegal de madeira e formação de pastos para a produção pecuária. Atualmente, ocorre uma discussão científica e popular sobre os impactos socioambientais provocados pela instalação de empreendimentos hidrelétricos. Este artigo tem como objetivo expor alguns dos principais problemas socioambientais oriundos da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no qual se faz uma análise integrada e geossistêmica dos aspectos socioeconômicos e fisicoambientais da área de influência direta e indireta do empreendimento, situado na região do Baixo Curso do rio Xingu, no Estado do Pará. A metodologia geossistêmica permite obter uma visão integrada da relação dos componentes físicos e antrópicos, contribuindo como subsídio para o planejamento ambiental regional, municipal e local.

https://doi.org/10.14393/SN-v30n3-2018-2
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...