Modelagem geoestatística dos casos de dengue e da variação termopluviométrica em João Pessoa, Brasil / Geostatistical modeling of dengue fever and temperature-rainfall variation in João Pessoa, Brazil
PDF

Palavras-chave

SIG
Geografia da saúde
espaço urbano.

Como Citar

SILVA, A. M.; SILVA, R. M. da; DE ALMEIDA, C. A. P.; CHAVES, J. J. da S. Modelagem geoestatística dos casos de dengue e da variação termopluviométrica em João Pessoa, Brasil / Geostatistical modeling of dengue fever and temperature-rainfall variation in João Pessoa, Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 27, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/22526. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

A dengue é uma doença viral cujo número de casos aumentou consideravelmente nas últimas décadas em várias regiões do Brasil. Este estudo teve como objetivo investigar os fatores climáticos associados aos de casos da dengue na cidade de João Pessoa, Paraíba, no período de 2007 a 2011. Os dados termopluviométricos foram coletados junto ao INMET, e os casos de dengue foram obtidos na Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa. No total foram notificados 9.467 casos confirmados de dengue, assim distribuídos: 33,2% no ano de 2007, 8,8% em 2008, 2,6% em 2009, 12,4% em 2010, e 42,9% em 2011. As maiores ocorrências de casos de dengue ocorram na porção sul do município. Verificou-se que a precipitação e a umidade relativa do ar são as variáveis climáticas que mais favorecem a ocorrência de dengue.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...