Análise espacial da endemia hansênica no município de Bayeux (PB) mediante técnicas de SIG / Spatial Analysis of endemic leprosy in the Bayeux (PB, Brazil) based on GIS techniques
PDF

Palavras-chave

Geotecnologias
hanseníase
Geografia da Saúde.

Como Citar

SILVA, R. M. da; PINTO, H. R. de F.; COSTA, S. G. F.; PINTO, K. R. de F. Análise espacial da endemia hansênica no município de Bayeux (PB) mediante técnicas de SIG / Spatial Analysis of endemic leprosy in the Bayeux (PB, Brazil) based on GIS techniques. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14266. Acesso em: 9 ago. 2022.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a distribuição espacial e os focos de hanseníase no Município de Bayeux, localizado no Estado da Paraíba, no período compreendido entre 2001 e 2011. Os dados de incidência da doença foram analisados estatisticamente e mapeados a partir de técnicas de SIG e visitas de campo utilizando GPS. Os resultados mostraram que os casos acometidos estão distribuídos em todos os bairros do município, tendo sua presença mais marcante nos bairros Rio do Meio (32 casos - 15,2%), Centro (29 casos - 13,7%), Imaculada (28 casos - 13,3%) e Mário Andreazza (28 casos - 13,3%). A distribuição espacial de hanseníase utilizando técnicas de SIG mostrou-se eficaz e de grande valia para o mapeamento dos casos da doença no município e o entendimento epidemiológico e ordenação de ações para diminuir a expansão da hanseníase.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...