Vulnerabilidade Socioambiental do Baixo Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó, Fortaleza-CE / Vulnerability Socioenvironmental of Down Progress of Cocó River's Watershed, Fortaleza-CE (Brazil)
PDF

Palavras-chave

Vulnerabilidade Socioambiental SIG Bacia Hidrográfica

Como Citar

ZANELLA, M. E.; OLÍMPIO, J. L.; COSTA, M. C. L.; DANTAS, E. W. C. Vulnerabilidade Socioambiental do Baixo Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó, Fortaleza-CE / Vulnerability Socioenvironmental of Down Progress of Cocó River’s Watershed, Fortaleza-CE (Brazil). Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 25, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/20988. Acesso em: 17 ago. 2022.

Resumo

O presente estudo trata da vulnerabilidade ambiental, social e socioambiental do baixo curso da bacia hidrográfica do rio Cocó, em Fortaleza-CE. A metodologia consistiu na utilização dos Sistemas de Informações Geográficas para elaboração e integração dos mapas de geologia, geomorfologia, pedologia, cobertura vegetal, uso e infraestrutura urbana e dados sociais e econômicos a fim de se obter a vulnerabilidade natural, ambiental, social e por fim, a socioambiental. Os resultados obtidos indicam que os ambientes de maior vulnerabilidade ambiental coexistem com os de maior vulnerabilidade social, ampliando os problemas socioambientais daqueles espaços. O mapeamento da vulnerabilidade visa contribuir para o planejamento urbano-ambiental do baixo curso da bacia e neste sentido os Sistemas de Geoinformação foram fundamentais para a sua espacialização.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...