O agronegócio no cerrado do sudeste goiano: uma leitura sobre Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri / The agribusiness in the cerrado of southeastern Goiás: A reading of Campo Alegre de Goiás, Catalão and Ipameri
PDF

Como Citar

MATOS, P. F.; PESSÔA, V. L. S. O agronegócio no cerrado do sudeste goiano: uma leitura sobre Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri / The agribusiness in the cerrado of southeastern Goiás: A reading of Campo Alegre de Goiás, Catalão and Ipameri. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 24, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/14507. Acesso em: 25 maio. 2022.

Resumo

RESUMO A territorialização da agricultura moderna no Sudeste Goiano metamorfoseou o espaço agrário de cerca de dez municípios, em consequência das "novas lógicas" que se instalaram, marcadas pelo uso intenso da ciência e da tecnologia, pela especialização produtiva - principalmente a produção de grãos, voltados para agroindústria e para mercado externo -, pela territorialização de agroindústrias, enfim, por novas formas de exploração da terra. Somam-se a isso, a concentração de terras, os efeitos ambientais e a substituição de produtores tradicionais, em muitos casos camponeses, por empresários rurais. Assim, a territorialização do agronegócio promoveu, no Sudeste Goiano, sobretudo nos municípios de Campo Alegre de Goiás, Catalão e Ipameri, novos usos do território pelas empresas rurais e pelas agroindústrias, criando novas territorialidades no campo e na cidade. Palavras-chave: Cerrado. Modernização da agricultura. Agronegócio. Território. Sudeste Goiano.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...