Síntese dos cenários paleobioclimáticos do quaternário tardio em Minas Gerais/sudeste do Brasil / Synthesis of the Late-Quaternary palaeobioclimatic scenarios in Minas Gerais State/Southeastern Brazil
PDF

Palavras-chave

Revisão da literatura
Mudanças ambientais
Registros quaternários continentais
Geocronologia

Como Citar

BARROS, L. F. de P.; LAVARINI, C.; LIMA, L. S.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. P. Síntese dos cenários paleobioclimáticos do quaternário tardio em Minas Gerais/sudeste do Brasil / Synthesis of the Late-Quaternary palaeobioclimatic scenarios in Minas Gerais State/Southeastern Brazil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 3, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13298. Acesso em: 7 ago. 2022.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma tentativa de síntese das contribuições teóricas sobre os cenários paleobioclimáticos do Quaternário Tardio em Minas Gerais. Para tanto, foi feita uma extensa revisão da literatura em periódicos nacionais e internacionais em busca de trabalhos com datações absolutas e cujos resultados apresentam implicações paleobioclimáticas. Os trabalhos com datações e análises polínicas foram tomados como base para a elaboração de uma proposta de sucessão de períodos bioclimáticos, enriquecidos com informações de trabalhos de reconstrução paleoambiental baseados em outros métodos. Em levantamentos desse tipo dificilmente podem ser estabelecidos limites temporais precisos. No entanto, algumas tendências puderam ser observadas a partir do conjunto de dados disponíveis. Nesse sentido, foram propostos oito cenários paleobioclimáticos para os últimos 50 mil anos em Minas Gerais, sendo que nos últimos 10 mil anos, geralmente, se verifica um maior número de cenários. Esta análise, entretanto, ainda está em aberto, pois os dados disponíveis estão concentrados em algumas regiões do Estado, ocorrendo vazios de informações. Além disso, o emprego de novas metodologias, tanto para datação como para a definição de paleoambientes, pode favorecer uma definição mais precisa dos cenários propostos, bem como vencer os limites metodológicos atuais como, por exemplo, a abrangência temporal da datação radiocarbônica, a mais utilizada.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...