As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion
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Keywords

Educação Ambiental
Modernidade
Ambiente

How to Cite

PELEGRINI, D. F.; VLACH, V. R. F. As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem / The multiple dimensions of environmental education: towards an approach expansion. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 23, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/11547. Acesso em: 8 nov. 2024.

Abstract

Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliar da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.
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