Resumo
O artigo tem como ponto de partida a imagem viral do "cavalo caramelo" isolado em um telhado durante uma enchente no Brasil para investigar o impacto dos equinos no imaginário coletivo, especialmente no contexto ocidental e de emergência climática. Com base nas reflexões de Aby Warburg e John Berger, analisa-se como as representações artísticas, da Tradição Clássica ao contemporâneo, moldaram a identificação humana com o cavalo, consolidando-o como um símbolo ambivalente de poder, liberdade e vulnerabilidade.
Referências
ADELMAN, Miriam; BOSCATTI, Ana Paula Garcia. “De cavalos e homens: história, poder, estratégias e representações”, Estudos de sociologia, Araraquara v.25 n.49 p.221-242 jul.-dez. 2020.
ALOI, Giovanni. Art and Animals, Londres: I.B. Tauris, 2011.
BAKER, Steve. The Postmodern Animal, Londres: Reaktion Books, 2000.
BARNETT, Richard. Sculptures from the North Palace of Assurbanipal at Nineveh, 668-627 B.C. London: The British Museum, 1976.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal, apresentação de Marcelo Jacques; tradução introdução e notas de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BERGER, John. “Why look at animals?”, In BERGER, John. About Looking, Nova York: Pantheon, 1980.
BONANNO, Anthony. “Sculpture”. In: HENIG, Martin. (ed.). A Handbook of Roman Art – A survey of the Visual Arts of the Roman World. London: Phaidon Press, 1994, pp. 66-96.
CELANT, Arte Povera: storie e protagonisti, Milão: Electa, 1985.
COHEN, Ada. The Alexander Mosaic. Stories of victory and defeat. New York: Cambridge University Press, 1997.
CRONIN, J. Keri. “’And has not art promoted our work also?’ Visual culture in animal human history”. In: KEAN, Hilda & HOWELL, Philip (eds.). The Routledge Companion to Animal-Human History. London: Routledge, 2019, pp. 251-272.
FÖGEN, Thorsten. “Lives in Interaction: Animal ‘Biographies’ in Graeco-Roman Literature?”. In: FÖGEN, Thorsten & THOMAS, Edmund (eds.). Interactions between Animals and Humans in Graeco-Roman Antiquity. Berlin: De Gruyter, 2017, pp. 89-136.
FREEMAN, Charles. The Horses of St Mark's: A Story of Triumph in Byzantium, Paris and Venice. New York: Overlook Press, 1984.
GALLIAZZO, Vittorio. “I cavalli di San Marco: Una quadriga greca o romana?”. Faventia, vol.6, nº 2, pp. 99-126,1984.
HARDEN, Alastair. “Animals in Classical Art”. In: CAMPBELL, Gordon Linsay (ed.). The Oxford Handbook of Animals in Classical Thought and Life. Oxford: Oxford University Press, 2014, pp. 34-69.
MARKMAN, Sidney David. The horse in Greek art. Baltimore: John Hopkins Press, 1943.
MORENO, Paolo. Apelle. La battaglia di Alessandro. Milano: Skira, 2000.
POMARÈDE, Vincent. Prefácio, In RENAULD, Marie-Christine. Alfred De Dreux (catálogo raisonné), Arles: Actes Sud, 2008.
PLUTARCO. Lives, Volume VII: Demosthenes and Cicero. Alexander and Caesar. Tradução de Bernadotte Perrin. Cambridge: Harvard University Press, 1919.
READE, Julian. Assyrian Sculpture. London: British Museum Press, 1983.
REDE, Marcelo. “Imagem da violência e violência da imagem: guerra e ritual na Assíria (séculos IX-VII a.C.)”. Varia Historia, vol. 34, nº 64, pp. 81-121, 2018.
VILELA, Jimson. “Seis textos de Jannis Kounellis”, Ars (São Paulo), ano 17, n. 36, 2019, pp. 235-251.
TOUATI, Anne-Marie Leander. The Great Trajanic Frieze: The Study of a Monument and of the Mechanisms of Message Transmission in Roman Art. Roma: Svenska Institutet i Rom, 1987.
VIA I CAVALLI DALLA BIENNALE DOPO LA PROTESTA DEGLI ZOOFILI, Il Gazzettino, 13 de julho de 1976. Rassegna Stampa, Archivio Storico de La Biennale di Venezia.
WAGNER-DURAND, Elisabeth. “Narration. Description, Reality: The Royal Lion Hunt in Assyria”. In: WAGNER-DURAND, Elisabeth et alii (orgs.). Image – Narration – Context. Visual Narration in Cultures and Societies of the Old World. Heidelberg: Propylaeum, Universitätsbibliothek Heidelberg, 2019, pp. 235-272.
WARBURG, Aby. “O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do Primeiro Renascimento” In: WARBURG, Aby. A presença do Antigo. Organização, introdução e tradução por Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018 [1914], pp. 91-140.
WARBURG, Aby. “O Antigo Romano na Oficina de Ghirlandaio”. In: WARBURG, Aby. A presença do Antigo. Organização, introdução e tradução por Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018 [1929], pp. 197-216.
WARBURG, Aby. “Introdução à Mnemosine”. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Organização de Leopoldo Waizbort; tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 [1929], pp. 363-375.
WARBURG, Aby. “Mnemosyne. O Atlas das Imagens. Introdução”. In: WARBURG, Aby. A presença do Antigo. Organização, introdução e tradução por Cássio Fernandes. Campinas: Editora da Unicamp, 2018 [1927], pp. 217-229.
WARBURG, Aby. “Dürer e a Antiguidade Italiana”. In: WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1905], pp. 435-446.
WATANABE, Chikako. “Symbolism of the Royal Lion Hunt in Assyria”. In: PROSECKY, Jiri (ed.). Intellectual Life of the Ancient Near East. Prague: Oriental Institute, 1998, pp. 439-450.
WATANABE, Chikako. “The Lion Metaphor in the Mesopotamian Royal Context”. Topoi, vol. 2, pp. 399-409, 2000.

