Vicente de Mello
PDF

Palavras-chave

fotografia contemporânea
arte conceitual
fotograma
memória
arte contemporânea

Como Citar

Eboli Nogueira, P. C. (2020). Vicente de Mello: a memória da luz pelo lado do avesso. Revista Estado Da Arte, 1(1), 165–181. https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-53601
Share |

Resumo

O presente artigo se destina a analisar os trabalhos contidos em duas exposições individuais do fotógrafo Vicente de Mello ocorridas simultaneamente no Rio de Janeiro no ano de 2018. Tratam-se de In Orbit​, ​exibida entre os dias 25 de maio e 6 de agosto na Galeria Lurixs, e curada por Ivo Mesquita; e Monolux​, que ocupou o MAM entre 17 de março e 9 de setembro, com curadoria de Eucanaã Ferraz. Compreendemos de que modo a poética do artista exerce um profundo questionamento no que concerne às relações entre a imagem e seu referente, além de acionar o caráter mnemônico e colecionista que circunvizinha o meio fotográfico. Traçamos um diálogo do trabalho do artista com algumas das vertentes mais destacadas da fotografia contemporânea, sublinhando o caráter conceitual que permeia sua obra e colocando-a em paralelo com teóricos da fotografia.

https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n1-2020-53601
PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.