Résumé
O ensaio propõe cinco perguntas sobre as pinturas florestais do professor e pesquisador das relações entre arte e natureza Hugo Fortes. O texto é escrito em um formato epistolar. Embora seja endereçado ao artista, a carta-ensaio é pensada como se fosse remetida a um leitor qualquer, interessado nas articulações entre as artes, as culturas e as educações ambientais. São questões referentes aos procedimentos artísticos, às variadas formas de ler obras pictóricas, aos modos como nomeações e conceituações prévias que podem limitar percepções, às relações entre a arte e a educação ambiental e às intencionalidades pedagógicas, ou não, dos gestos criativos. A carta-ensaio possibilita a imaginação de respostas diversas e a criação, no próprio ato da leitura, de outras inúmeras perguntas. Com isso, o texto deseja ativar ressonâncias imprevisíveis em tempos de eventos climáticos extremos, quando um reflorestamento sensível dos nossos atos docentes, e de nós mesmos, se mostra imprescindível.
Références
BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Tradução: Cristina Lacerda e Teresa Dias Carneiro da Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
BERGER, John. Para entender uma fotografia. Tradução: Paulo Geiger. Organização e notas: Geoff Dyer. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
CARVALHO, Daniela Franco. Atravessamentos no fluxo das canoas. Texto digitado. 2023. Disponível em: https://amplianarede.com.br/atravessamentos-no-fluxo-das-canoas. Acesso em: 15 jul. 2025.
FORTES, Hugo. Amazônia Insomnia. 2019. Vídeo (8 min). Disponível em: https://youtu.be/YuX55eVoKjo. Acesso em: 15 jul. 2025.
FORTES, Hugo. Problematizações acerca da imagem enquanto conhecimento da natureza. Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, v. 17, p. 7-15, 2018.
FORTES, Hugo. Suíte Amazônica. ClimaCom [online], Campinas, n. 22, maio 2022. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/suite-amazonica. Acesso em: 15 jul. 2025.
FORTES, Hugo. Um passeio pelos jardins da arte. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 13, n. 1, ano 13, jul. 2023.
FURTADO, Beatriz. Imagens que resistem: o intensivo no cinema de Aleksander Sokurov. São Paulo: Intermeios, 2013.
LEITE, Luiza. A superfície dos dias: o poema como modo de perceber. São Paulo: Círculo de Poemas, 2024.
NEVES, Eduardo. Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história na Amazônia Central. São Paulo: UBU; USP, 2022.
OHATA, Milton (Org.). Eduardo Coutinho. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
REIGOTA, Marcos. A produção de ausência de sentidos adentra o cotidiano escolar...e mata. Mesa redonda ‘Paulo Freire: educação e política no enfrentamento do obscurantismo. Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, 2019. Disponível em: bit.ly/40kVT6L. Acesso em: 17 jul. 2025.
SCHMIDLIN, Elaine. Paisagens: educação e arte na impermanência da margem. Santa Maria: UFSM, 2019.
SIBRAN, Anne. O primeiro sonho do mundo. Tradução: Adriana Lisboa. Belo Horizonte: Relicário, 2024.
SMITH, Patti. Devoção. Tradução: Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

