HIPERMAR: uma fabulação poético-visual para aguapés em 15 mergulhos
Capa com imagem de autoria de Nikoleta Kerinska, mostra fragmento de elemento vegetal sobre torax humano
PDF (Portugués)

Palabras clave

Especulação fabulativa
Escrita de artista
Arte e ecologia
Pesquisa de artista

Cómo citar

HIPERMAR: uma fabulação poético-visual para aguapés em 15 mergulhos. (2025). Revista Estado Da Arte, 6(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v6-n2-2025-79660
Share |

Resumen

HIPERMAR é um ensaio poético-visual, uma fabulação especulativa composta com aguapés, plantas aquáticas viventes em três lagoas do presente e do passado em Abya Yala. Os aguapés aqui são espécies companheiras (Haraway, 2021) e coautoras desta fabulação. Este ensaio é movido à sonhação, conceito que venho desenvolvendo em minha pesquisa de doutorado no XXXX. HIPERMAR se move por uma constelação de lagoas e sonhos, pelo conceito de hipermar cunhado pelo casal McMenamin (1994) e repensado por Linn Margulis (2022). HIPERMAR também é uma critica ao habitar colonial (Ferdinand, 2022), que continua ameaçando as formas de vida e matérias que constituem os diversos biomas do planeta. HIPERMAR se pergunta: como a pesquisa em arte pode transformar os modos de performar humanidades outras, mais respons-hábeis (Haraway, 2023) em viver em companhia neste momento turbulento do planeta? HIPERMAR foi composto como um ensaio em 15 mergulhos com aguapés entre 2023-2025, nas águas diversas das lagoas dos Lençóis Maranhenses, (MA, Brasil), Boqueirão da Ajuda (RJ, Brasil) e Bacalar (México).

PDF (Portugués)

Referencias

FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu, 2022.

HARAWAY, D. O Manifesto das Espécies Companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

HARAWAY, D. Ficar com o Problema: fazer parentes no chthluceno. São Paulo: N-1 edições, 2023.

MARGULIS, Lynn. Planeta Simbiótico: um novo olhar para a evolução. Rio de Janeiro, Ed. Dantes, 2022