#rioutópico, notas de um réquiem para a cidade maravilhosa
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Palavras-chave

rioutopico
Rosângela Rennó
fotografia
arte e política

Como Citar

Melendi, M. A. . (2020). #rioutópico, notas de um réquiem para a cidade maravilhosa. Revista Estado Da Arte, 1(2), 235–251. https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-58375
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Resumo

O presente artigo versa sobre a instalação #rioutópico, realizada pela artista Rosângela Rennó no Instituto Moreira Salles (IMS) e o livro homônimo, que se configura como uma outra instância na qual o trabalho da artista se desdobra. Nas imagens fotográficas que integram a exposição e o livro vemos um espaço delimitado por relações políticas, nas quais o direito à cidadania subjaz entre a esperança e o desencantamento. Os nomes auspiciosos das comunidades dos subúrbios cariocas contrastam com as condições políticas, legais e culturais impressas nos corpos de quem tem a cidadania sempre em risco, assim como suas próprias vidas. As fotografias de #rioutópico foram realizadas por moradores das comunidades do Rio de Janeiro e nos mostram uma parte da cidade que quase nunca é vista ou ouvida. Com isso, o trabalho em questão evidencia o contraste entre o sonho da casa própria, instalada num lugar onde reinam a paz, a segurança e a felicidade, e as condições precárias da maioria dos espaços e seres fotografados.

https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-58375
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