Time-specific em viralaterrâncias
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Palavras-chave

Experiência
mapa
forma-trajeto
time-specific art
bicicleta

Como Citar

Boel, A. (2024). Time-specific em viralaterrâncias: endereçamentos para bicicleteiros aeroradiculares . Revista Estado Da Arte, 5(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v5-n2-2024-74548
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Resumo

Esse artigo apresenta e registra os modos de experienciação de mundo e os modos de produção artística do grupo ViraLatas. A/os ViraLatas usam a bicicleta como principal mediador para produzir e vivenciar ações estéticas explorando formas-trajeto dentro da cidade e em suas bordas, durante cicloviagens. As ações poéticas produzidas por tal bando bicicleteiro consistem em marcar lugares do trajeto com placas e registrar tais endereçamentos em um mapa virtual, nomeado Momento Histórico Tombado. Visando refletir sobre tal produção, proponho: a construção de uma metodologia nômade e errante a partir dos escritos de Paola Jacques e da observação de vida dos cachorros vira-latas; a discussão sobre o campo das experiências na paisagem por meio dos estudos de Yu-Fu Tuan e Jorge Bondía; a contextualização de tal produção à arte contemporânea mirando os estudos de Nicolas Bourriaud tendo em vista atuação da/o artista radicante e às produções que se alinham à forma-trajeto e à time-specific art. 

https://doi.org/10.14393/EdA-v5-n2-2024-74548
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Referências

AUGÉ, Marc. Efeito pedalada. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 7, p. 2-7, jan. 2015.

BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n.19, pp.20-28, 2002. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782002000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 de outubro de 2023.

BOURRIAUD, Nicolas Radicante: por uma estética da globalização, São Paulo-SP: Martins Fontes, 2011.

JACQUES, Paola Beresntein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina-PR: Eduel, 2012.

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