Resumo
O dossiê "CORPO PINTURA COR FRONTEIRA" reflete sobre a vitalidade persistente da pintura contemporânea, destacando sua expansão e diálogo com outras formas de expressão nas artes visuais. Originado no II Colóquio Internacional de Pintura, aborda as intersecções entre corpo, cor e fronteira, promovendo uma constelação de reflexões. A obra examina a pintura como força motriz, atravessando fronteiras geográficas, políticas e tecnológicas. Os textos destacam a constante metamorfose da pintura diante de desafios políticos, econômicos e tecnológicos, ressaltando sua relevância nas artes contemporâneas. Ao explorar migrações de imagens, o dossiê aborda questões que desafiam as categorias de pensamento, incentivando um diálogo amplo sobre práticas artísticas contemporâneas.
Referências
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BOIS, Yve-Alain, BUCHLOH, Benjamin H.D., FOSTER, Hal e KRAUSS, Rosalind. Art since 1900. Modernism, antimodernism, postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2004.
CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. São Paulo: Centro Cultural Telemar, 2006.
CRIMP, Douglas. The End of Painting. October, vol. 16, 1981, pp. 69–86. JSTOR, https://doi.org/10.2307/778375. Accessed 24 Nov. 2023.
DANTO, Arthur C. Após o fim do arte: A Arte Contemporânea e os limites da História. São Paulo: Odysseus, 2010.
DEBRABANT, Camille. Peinture: Obsolescence Déprogrammée la peinture dans l’environnement numérique. Paris: MASC, 2020.
DERRIDA, Jacques. Enlouquecer o subjétil. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.
FOGLE, Douglas. Painting at the Edge of the World. Minneapolis: Walker Art Center, 2001.
GODFREY, Tony. Painting Today. Londres: Phaidon Press, 2014.
HUDSON, Suzanne. Contemporary Painting. Londres: Thames & Hudson Ltd, 2021.
MORAES, Angélica. Pintura reencarnada. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.