Entre camadas e cores
Éliane Chiron, «Loisirs de la vie moderne», colagem de imagens digitais, impressão jato de tinta sobre papel  (53x40 cm), 2015.
PDF

Palavras-chave

fotografia
cor
folia de reis
cultura popular
sobreposição

Como Citar

Sousa, K. (2024). Entre camadas e cores: o processo de significação na Folia de Reis. Revista Estado Da Arte, 4(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71548
Share |

Resumo

O estudo destaca a presença da cor na cultura, explorando seus aspectos simbólicos, artísticos, poéticos, físicos e fisiológicos durante as celebrações da Folia de Reis. Sublinha suas práticas na região do Triângulo Mineiro e a complexidade da festa, que envolve tradição, espetáculo e renovação. Explora também a interface entre fotografia e pintura, focalizando a criação artística por meio de figuras e/ou abstracionismos para analisar de que forma as cores contribuem para a criação de significados na festa, levando em consideração os elementos culturais locais e o ambiente festivo. Para expressar a riqueza cultural da Folia de Reis e salientar a importância da cor na construção de significados, a fotógrafa-pesquisadora utiliza registros fotográficos, com a técnica de sobreposição, marcando a autonomia criativa na pós-produção das fotografias, ressignificando as imagens em composições barroquizantes.

https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71548
PDF

Referências

BARROS, Artur César Ferreira de. REZENDE, Carmen Luiza de. Companhias de Reis de Ribeirão Preto - relatos de devoção e fé. Ribeirão Preto: Fundação Instituto do Livro, 2011. 74 pg.; (Coleção Identidades Culturais, n.5)

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COUTINHO, Afrânio. Conceito de Literatura Brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa-Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2002.

GINZBURG, Carlo. Os fios e os rastros. Verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

LOTMAN, Yuri. Cultura y explosión: Lo previsible y lo imprevisible en los procesos e cambio social. 1ª ed. Madrid: Gedisa, 1999.

MACHADO, Arlindo (2000) A Fotografia como expressão do conceito. Studium, Campinas, n. 2: 1-11. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/dois/1.htm Acesso em: 22 dez. 2014. ISSN 1519-4388

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: ______ (org). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.

MONEGAL, Emir Rodrigues. Carnaval/Antropofagia/Paródia. Revista Iberoamericana, v. 45, n. 108, 1979. Disponível em: https://doi.org/10.5195/reviberoamer.1979.3388. Acesso em: abr. 2023.

PEDROSO, Carlos. Folia de Reis: folclore encantado. Uberaba: C. Pedroso, 2003.

SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à Teoria da Cor. 2 ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.