Cálculo de Parâmetros de Transformação de Sistemas Geodésicos

Conteúdo do artigo principal

Francisco Antonio Kadlec
Jorge Pinto Gomes

Resumo

O IBGE utiliza, desde 1973, o método de posicionamento de pontos para redução de dados obtidos pelo efeito Doppler. Esta redução de dados forneceu coordenadas retangulares geocêntricas tridimensionais (X,Y,Z) o sistema de coordenadas NWL-9D.


A fim de se obter coordenadas em um datum geodésico, tal como SAD-69, é necessário realizar uma transferência de datum. Isto é calculado através dos parâmetros dos dois elipsóides e das diferenças de coordenadas geocêntricas ΔX, Δy e ΔZ provenientes dos valores conhecidos, no mesmo ponto, em sistemas de referências diversos.


O objetivo primordial da determinação de novos parâmetros é a compatibilização das coordenadas de pontos não conectados com a rede de apoio, obtidas pelo rastreamento de satélites, com as coordenadas geodésicas obtidas pelos métodos tradicionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

ANTONIO KADLEC, Francisco; PINTO GOMES, Jorge. Cálculo de Parâmetros de Transformação de Sistemas Geodésicos. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 22, p. 27–34, 1978. DOI: 10.14393/rbcv22n0-55909. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55909. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.