Cálculo de Parâmetros de Transformação de Sistemas Geodésicos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O IBGE utiliza, desde 1973, o método de posicionamento de pontos para redução de dados obtidos pelo efeito Doppler. Esta redução de dados forneceu coordenadas retangulares geocêntricas tridimensionais (X,Y,Z) o sistema de coordenadas NWL-9D.
A fim de se obter coordenadas em um datum geodésico, tal como SAD-69, é necessário realizar uma transferência de datum. Isto é calculado através dos parâmetros dos dois elipsóides e das diferenças de coordenadas geocêntricas ΔX, Δy e ΔZ provenientes dos valores conhecidos, no mesmo ponto, em sistemas de referências diversos.
O objetivo primordial da determinação de novos parâmetros é a compatibilização das coordenadas de pontos não conectados com a rede de apoio, obtidas pelo rastreamento de satélites, com as coordenadas geodésicas obtidas pelos métodos tradicionais.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").