Proposta Metodológica para a Elaboração de Mapas de Divisas Municipais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho propõe uma metodologia para definição de limites municipais, fruto de experimentações teórico-práticas. Como primeira aproximação, apresenta-se a metodologia que foi aplicada à elaboração de um mapa de divisas do município de Jandira (São Paulo) e, à luz desse teste e de outros em paralelo, validou-se e melhorou-se a metodologia, para que fosse aplicável à elaboração de futuros mapas de outros municípios em condições semelhantes. Para o entendimento da questão, apresentam-se alguns conceitos como território, territorialidade e fronteira bem como as técnicas cartográficas necessárias para representar e gerenciar corretamente o espaço do território de interesse.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DUARTE, R.; CINTRA , . J. P. Proposta Metodológica para a Elaboração de Mapas de Divisas Municipais . Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 4, p. 603–619, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n4-50480. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/50480. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").