INVESTIGAÇÃO SOBRE MÉTODOS PARA REDUÇÃO DA DIMENSIONALIDADE DOS DADOS EM IMAGENS HIPERESPECTRAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo é proposta uma nova metodologia para fins de redução da dimensionalidade dos dados em imagens hiperespectrais. Nesta abordagem, parte-se da suposição de que a curva de resposta espectral em cada pixel, pode ser adequadamente descrita por um numero menor de parâmetros estatísticos, em substituição aos contadores digitais (CDs) originais, para utilização em um classificador. Neste processo, a curva de resposta espectral é inicialmente particionada em um certo numero de segmentos. Em uma segunda etapa, os contadores digitais (CDs) que caracterizam cada segmento são substituídos por um numero menor de parâmetros estatísticos, como a média e a variância estimada a partir dos CD's em cada segmento individual. Para a segmentação da curva de resposta espectral de cada pixel, são propostos três algoritmos de fácil implementação e computacionalmente eficientes. Usando uma estratégia top-down, o comprimento de cada segmento ao longo da curva espectral pode ser ajustado seqüencialmente. Experimentos são realizados utilizando dados adquiridos pelo sensor AVIRIS. Resultados animadores são obtidos em termos de acurácia de classificação e tempo de execução, sugerindo a eficácia dos algoritmos propostos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ZORTEA, M.; HAERTEL, V.; CLARKE, R. T. INVESTIGAÇÃO SOBRE MÉTODOS PARA REDUÇÃO DA DIMENSIONALIDADE DOS DADOS EM IMAGENS HIPERESPECTRAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n1-44961. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44961. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").