ANÁLISE MORFOMÉTRICA E MULTICRITERIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA BÃRBARA (MG)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta algumas técnicas de Sistema de Informação Geográfica e de Sensoriamento Remoto aplicadas na análise geomorfológica da sub-bacia do rio Santa Bárbara (MG), integrante da bacia do rio Doce, para caracterização de seu potencial erosivo. Para tanto, baseou-se nos seus aspectos geológicos, pedológicos, de declividade e de uso e cobertura do solo sobre as quais se aplicou a álgebra de mapas (ou análise multicriterial). Alguns parâmetros geomorfométricos (índices de Hack-IH e de Concentração da Rugosidade do Relevo-ICR) foram utilizados de forma complementar, sobre os quais foram aplicados alguns procedimentos geoestatísticos. Para o mapeamento do uso e da cobertura do solo utilizou-se a imagem LANDSAT-8 654RGB e realizou-se classificação pelo método Max-Ver, obtendo um desempenho médio geral das amostras de 95,10%. Para a espacialização do índice de Hack aplicou-se o interpolador IDW e, para o índice de Concentração da Rugosidade do Relevo, o estimador de densidade de Kernel. Os resultados mostraram que (i) parte da porção centro-norte da bacia do rio Santa Bárbara apresenta os menores valores de declividade, de IH, de ICR e de potencialidade a erosão; (ii) a bacia do rio Santa Bárbara apresenta vigor energético alto a muito alto na maior parte de sua área; (iii) consistem com a realidade física e antrópica da bacia por conhecimento prévio da área de estudo. Desta forma, pode-se considerar que, a partir de conhecimentos prévios da área de estudo, as análises morfométrica e multicriterial, apoiadas em procedimentos geoestatísticos e SIG, constituem em ferramentas eficazes nos trabalhos de planejamento e gestão territorial, principalmente se aplicadas de forma inter-relacionada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DEODORO, S. C.; FONSECA, B. M. ANÁLISE MORFOMÉTRICA E MULTICRITERIAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA BÃRBARA (MG). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44449. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44449. Acesso em: 18 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").