OS DESAFIOS COM A CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo insere-se no conjunto de reflexões sobre os desafios na formação e a atuação de professores de Geografia, no que se refere à aplicação de conteúdos específicos na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa que foi desenvolvida a partir de um projeto de extensão, que teve como objetivo principal auxiliar professores de Geografia e áreas afins e acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia com metodologias de ensino e atuação na Cartografia Escolar. Na metodologia do trabalho de investigação foram empregados procedimentos dos estudos de casos, conforme as abordagens qualitativas da pesquisa educacional, com uma perspectiva histórico-cultural da educação escolar. No decorrer do projeto foram realizados, no Campus Minaçu da Universidade Estadual de Goiás, encontros de grupo de estudo e pesquisa e palestras, com a participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia, professores da segunda fase do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e professores da universidade. Os resultados da pesquisa indicam que os problemas referentes à Cartografia, enfrentados pelos professores na sala de aula, são decorrentes de falhas ocorridas no decorrer da sua formação como professor, causando uma insuficiência na comunicação entre conhecimentos técnicos e pedagógicos, que resultam em uma desarticulação entre os conteúdos geográficos e a Cartografia escolar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PEREIRA, B. M.; DE MENEZES, P. K. OS DESAFIOS COM A CARTOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44080. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44080. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").