DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE UNIDADES DA PAISAGEM DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO DE 1984 A 1999
Main Article Content
Abstract
No Estado do Rio Grande do Sul o uso e a ocupação da terra sempre esteve associado a práticas agressivas ao meio ambiente. O desenvolvimento a qualquer custo pode trazer conseqüências irreversíveis para os ecossistemas, as paisagens, a biosfera e sua diversidade biológica. Com a crescente demanda por recursos naturais o diagnóstico periódico do uso da terra torna-se um aspecto fundamental para a compreensão dos padrões de organização do espaço, os quais raramente são permanentes, em função da elevada dinâmica das atividades antrópicas. Neste contexto, as informações derivadas dos sensores orbitais, aliadas às técnicas de geoprocessamento, têm-se mostrado como uma ferramenta eficiente no auxílio à caracterização de elementos da paisagem e em estudos de identificação e mapeamento dos recursos naturais. Este trabalho objetiva, pois, a caracterização e o diagnóstico ambiental de cinco microbacias da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O uso de sistemas de informações geográficas foi essencial para a obtenção das informações relacionadas aos elementos estruturais da paisagem como: hipsometria, clinografia, hidrografia, usos do solo, áreas de risco e áreas de preservação permanente. A agricultura representa a principal ocupação dos solos na região, sendo necessário promover o controle e o acompanhamento do uso dos recursos naturais, principalmente nas áreas de preservação permanente, possibilitando o cumprimento da legislação ambiental. A base cartográfica disponível para a confecção de cartas temáticas precisas é limitante. Este problema não é apenas local, a escassez de informações cartográficas é geral em todo o Brasil.
Downloads
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors can enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) before and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (see "The Effect of Open Access").