Determinação Geodésica por Rastreamento "Doppler" de Satélites

Conteúdo do artigo principal

Wilson Rui Mozzato Krukoski

Resumo

Um assunto comumente questionado pelas pessoas que iniciam o estudo da determinação geodésica pelo rastreamento de satélites é a compreensão do princípio básico utilizado neste sistema. A pergunta normalmente feita é: "como pode a passagem de um satélite que transmite certa frequência, captada por um receptor, fornecer os elementos necessários para a determinação espacial da posição onde se encontra este receptor"


A origem desta tecnologia, como sabemos, foi desenvolvida quando cientistas americanos, observando a transmissão rádio emitida pelo primeiro satélite artificial, o "sputnik", e medindo o efeito "doppler" desta transmissão através de uma estação receptora que eles sabiam onde se encontrava, puderam determinar com precisão a órbita desenvolvida pelo satélite: partindo deste raciocínio, eles imaginaram que, inversamente, se soubessem com precisão a órbita de um satélite, pelo medição do efeito "doppler", poderiam também determinar a posição dessa estação receptora.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

RUI MOZZATO KRUKOSKI, Wilson. Determinação Geodésica por Rastreamento "Doppler" de Satélites. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 12, 2025. DOI: 10.14393/rbcv12n-79334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79334. Acesso em: 6 dez. 2025.

Referências

.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)