A Cartografia Náutica Brasileira Resumo Histórico - Situação Atual e Perspectiva Futura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A História da Cartografia Náutica Brasileira compreende três aspectos distintos: o primeiro, eminentemente português, abrange todo o período do Brasil Colonial, desde o início do século XVI até o início do século XIX; o segundo, é caracterizado pela influência francesa, que se verificou durante quase todo o século XIX, no Brasil Império; e o terceiro, iniciado em 1857, marca o aspecto da Cartografia Náutica propriamente brasileira.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
A Cartografia Náutica Brasileira: Resumo Histórico - Situação Atual e Perspectiva Futura. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 3, 2025. DOI: 10.14393/rbcv3n-79232. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/79232. Acesso em: 5 dez. 2025.
Referências
.