Parâmetros para Transformação de Datum WGS-72/SAD-69
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com a densificação do uso do satélite para o cálculo de coordenadas de pontos, surgiu a necessidade de se determinar os parâmetros que transformassem os valores observados em quantidades compatíveis com o sistema terrestre em uso. Alguns trabalhos têm sido feitos versando sobre o assunto, destacando-se o realizado como projeto de final de curso pelos alunos do curso de Geodésia e Topografia do IME em 1976. Naquele trabalho houve algumas limitações o que redundou como ajustados, somente os parâmetros de translação. Visando o aperfeiçoamento dos resultados, obtivemos com o IBGE as coordenadas de onze pontos nos datuns NWL-9 e SAD-69, que somados a dois pontos já usados no projeto acima citado, nos deu os elementos necessários para novos cálculos. Os pontos de satélite fornecidos pelo IBGE, se encontravam, conforme nos informou aquela Fundação, com um erro presumível de aproximadamente 2m em todos os eixos, os quais já estavam identificados e em fase de reprocessamento. Estes mesmos pontos tiveram que ser transformados inicialmente para o WGS-72, dado que estavam referenciados ao outro datum.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").