Mapas de Solos Executados pelo Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos/Embrapa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Reestruturada a Comissão de Solos, desde logo, a diretriz de ação adotada foi a realização de projeto de reconhecimento progressivo dos solos do Brasil, segundo mapeamento de execução rápida, de escala pequena, demandando reduzida equipe de técnicos, a se efetuar gradualmente, por unidades da Federação.
A opção dessa linha de atuação, partindo do mais abrangente, gerando informações panorâmicas sobre distribuição e variação espacial, natureza dos principais solos e possibilidades gerais de aproveitamento que oferecem e, ao mesmo tempo, gerando elementos de referência para decisões de detalhamento subsequente, foi esposada como a mais consensual.
A finalidade essencial visada com a realização dos mapeamentos, tem sido a obtenção de conhecimento do potencial de recursos de terras, de modo a prover suporte para a planificação do desenvolvimento agrícola.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").