Mapas de Solos Executados pelo Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos/Embrapa

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Nunes Camargo

Resumo

Reestruturada a Comissão de Solos, desde logo, a diretriz de ação adotada foi a realização de projeto de reconhecimento progressivo dos solos do Brasil, segundo mapeamento de execução rápida, de escala pequena, demandando reduzida equipe de técnicos, a se efetuar gradualmente, por unidades da Federação.


A opção dessa linha de atuação, partindo do mais abrangente, gerando informações panorâmicas sobre distribuição e variação espacial, natureza dos principais solos e possibilidades gerais de aproveitamento que oferecem e, ao mesmo tempo, gerando elementos de referência para decisões de detalhamento subsequente, foi esposada como a mais consensual.


A finalidade essencial visada com a realização dos mapeamentos, tem sido a obtenção de conhecimento do potencial de recursos de terras, de modo a prover suporte para a planificação do desenvolvimento agrícola.


 

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

NUNES CAMARGO, Marcelo. Mapas de Solos Executados pelo Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos/Embrapa. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 22, p. 9–16, 1978. DOI: 10.14393/rbcv22n0-55907. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/55907. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.