DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA AMOSTRAGEM EM CANA-DE-AÇÚCAR, CONSIDERANDO A RESPOSTA ESPECTRAL DA BIOMASSA EM IMAGENS ORBITAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização do sensoriamento remoto permite analisar a distribuição espacial das áreas plantadas, possibilitando o mapeamento das diferenças de vigor da cultura (variações de biomassa), auxiliando no melhor direcionamento de amostragens e observações de campo, promovendo assim melhor avaliação do potencial de produção da área cultivada. Este trabalho tem como objetivo estudar a aplicação dos dados espectrais do satélite Landsat 7/ ETM+, obtida no início do período de safra, para o mapeamento da variação espacial da biomassa da cultura de cana-de-açúcar, para determinar sua aplicabilidade no processo de amostragem para estimativa da produção. Foram realizadas duas amostragens relativas a dois anos safra, 2000/2001 e 2001/2002. As amostras, com dois tamanhos diferentes, foram distribuídas de acordo com a variação da biomassa. Os dados amostrais foram, posteriormente, comparados com os valores radiométricos expressos através de índices de vegetação calculados nas formas de Nível de Cinza (NC), Reflectâncias Aparente e de Superfície (Ref. Ap. e de Sup). Os resultados mostraram que, os índices GVI e GNDVI foram os que mais se correlacionaram com a produtividade, sendo o GVI mais sensível à sua variação. As correlações não mudaram considerando os dados como NC, Ref. Ap. e Ref. Sup. Durante todo o desenvolvimento metodológico do trabalho a cultura de cana apresentou muita variabilidade de biomassa.
As amostras de 40 x 40 metros foram as que mais se correlacionaram com os valores radiométricos apesar das amostras apresentarem maior variabilidade. Portanto apesar do trabalho de coleta de material ser menor para amostras de 15 x 15 metros ela não consegue expressar toda a variabilidade da cultura em termos de produtividade.
As amostras de 40 x 40 metros foram as que mais se correlacionaram com os valores radiométricos apesar das amostras apresentarem maior variabilidade. Portanto apesar do trabalho de coleta de material ser menor para amostras de 15 x 15 metros ela não consegue expressar toda a variabilidade da cultura em termos de produtividade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MACHADO, H.; LAMPARELLI, R. A. C. DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA AMOSTRAGEM EM CANA-DE-AÇÚCAR, CONSIDERANDO A RESPOSTA ESPECTRAL DA BIOMASSA EM IMAGENS ORBITAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44897. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44897. Acesso em: 6 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").