SIMULAÇÃO DE MITIGAÇÃO DE IMPACTOS VISUAIS A PARTIR DE CORTINAS ARBÓREAS: PROPOSTA DE METODOLOGIA UTILIZANDO MDT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No estado de Minas Gerais, algumas mineradoras se instalam muito próximas aos centros urbanos, interferindo diretamente na relação entre a população e a paisagem. Nesse contexto, procurou-se simular a partir de cortinas arbóreas a mitigação dos impactos visuais, causados por essas atividades no município de Paracatu (MG). O estudo inicial foi realizado, a partir de visitas em campo onde foram levantadas questões relativas ao alcance atual de visibilidade da mina. Com esses dados, foi gerado um modelo digital do terreno (MDT), de forma que fosse possível avaliar se os locais onde a mina apresentasse visibilidade na cidade seriam totalmente ou parcialmente obliterados. As análises realizadas demonstraram que essa medida como solução da mitigação dos impactos visuais, não foi suficiente. Por outro lado, a metodologia utilizada se mostrou muito eficaz, corroborando cada vez mais para a utilização do geoprocessamento em estudos ambientais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERREIRA, R. A. F.; NEVES, M. P. SIMULAÇÃO DE MITIGAÇÃO DE IMPACTOS VISUAIS A PARTIR DE CORTINAS ARBÓREAS: PROPOSTA DE METODOLOGIA UTILIZANDO MDT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 3, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n3-44794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44794. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").