SOBRE A VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA ENERGIA CINÉTICA TURBULENTA (EKE) NA CONFLUÊNCIA BRASIL-MALVINAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar a variabilidade da energia cinética turbulenta (EKE) oceânica na região da Confluência Brasil-Malvinas (CBM). Dados altimétricos de anomalia de velocidade geostróficas foram utilizados para a estimativa da EKE e, ao mesmo tempo, o produto altimétrico de topografia oceânica também foi empregado para a investigação de feições oceanográficas na região de estudo, entre 1992 e 2011. A variabilidade espacial foi investigada a partir de análises de composições em diferentes estágios energéticos da EKE (baixa, média e alta). Foram utilizadas tendências lineares, análises espectrais e de ondeletas para avaliar a variabilidade temporal desta forma de energia. Ainda, foram feitas correlações cruzadas em relação a índices de modos de variabilidade climática. De maneira geral, foi observado que no regime de baixas energias a corrente atinge sua maior extensão ao sul e o regime mais energético ficou marcado pela presença de vórtices liberados pela corrente seguido de retração do primeiro meandro de retroflexão. A EKE teve tendência de aumento significativa ao longo dos 18 anos estudados, com uma taxa positiva de 0,23 cm² s-2 por mês. Esse aumento pode ter ocorrido devido a duas causas: (i) o aumento da atividade de mesoescala na região e (ii) a uma variabilidade interanual da posição média da CBM, relacionada com a intensificação dos campos de ventos de larga escala do hemisfério Sul.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FONTELES, C. S.; FUJITA, C. C. Y. O.; AZEVEDO, J. L. L. de; MATA, M. M. SOBRE A VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DA ENERGIA CINÉTICA TURBULENTA (EKE) NA CONFLUÊNCIA BRASIL-MALVINAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 6, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n6-44710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44710. Acesso em: 11 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").