FRAGMENTOS URBANOS: PROCEDIMENTO ANALÍTICO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES MORFOLÓGICOS A PARTIR DE TEXTURAS DE IMAGENS DE SATÉLITE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo verifi ca as diferenças entre padrões morfológicos urbanos através da análise da lacunaridade de subfragmentos de imagens do satélite QuickBird da cidade do Recife, considerando a complexa textura gerada pela combinação entre seus elementos visuais (superfícies de água, cobertura vegetal, edifi cações, pavimentação, etc.). Apresenta o conceito de lacunaridade e introduz a análise de subfragmentos cujo propósito é identifi car com mais clareza diferenciações na morfologia urbana. Inicialmente, quatro imagens de 712 x 712 pixels foram selecionadas de fragmentos urbanos da cidade e foi calculada o valor de Lacunaridade Média (Lm) de cada imagem em 13 tamanhos de caixa. Em seguida, cada fragmento foi dividido em nove subfragmentos e o valor de Lm de cada um deles foi calculado. Os resultados gerados pela média aritmética dos valores de Lm dos subfragmentos de cada imagem (com a remoção de três deles com valores extremos) permitiram distinguir mais eficientemente seus padrões morfológicos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").