FRAGMENTOS URBANOS: PROCEDIMENTO ANALÍTICO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES MORFOLÓGICOS A PARTIR DE TEXTURAS DE IMAGENS DE SATÉLITE

Conteúdo do artigo principal

Mauro Normando Macêdo Barros Filho
Luiz Amorim

Resumo

O estudo verifi ca as diferenças entre padrões morfológicos urbanos através da análise da lacunaridade de subfragmentos de imagens do satélite QuickBird da cidade do Recife, considerando a complexa textura gerada pela combinação entre seus elementos visuais (superfícies de água, cobertura vegetal, edifi cações, pavimentação, etc.). Apresenta o conceito de lacunaridade e introduz a análise de subfragmentos cujo propósito é identifi car com mais clareza diferenciações na morfologia urbana. Inicialmente, quatro imagens de 712 x 712 pixels foram selecionadas de fragmentos urbanos da cidade e foi calculada o valor de Lacunaridade Média (Lm) de cada imagem em 13 tamanhos de caixa. Em seguida, cada fragmento foi dividido em nove subfragmentos e o valor de Lm de cada um deles foi calculado. Os resultados gerados pela média aritmética dos valores de Lm dos subfragmentos de cada imagem (com a remoção de três deles com valores extremos) permitiram distinguir mais eficientemente seus padrões morfológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BARROS FILHO, M. N. M.; AMORIM, L. FRAGMENTOS URBANOS: PROCEDIMENTO ANALÍTICO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PADRÕES MORFOLÓGICOS A PARTIR DE TEXTURAS DE IMAGENS DE SATÉLITE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44659. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44659. Acesso em: 29 nov. 2022.
Seção
Artigos