ANÁLISE AMBIENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PIRATINI, RS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A metodologia desenvolvida teve como objetivo a identificação das áreas potenciais para as atividades agropecuárias e silviculturais no município de Piratini - RS. Para a análise ambiental da área estudo considerou-se os mapas temáticos de uso e cobertura da terra, hipsometria, declividade, área urbana, geologia e áreas de Preservação Permanente, os quais foram elaborados no software SPRING e posteriormente cruzados e ponderados valores no Vista Saga. Foram atribuídas as notas de 1 (baixíssimo potencial) a 10 (altíssimo potencial) às diferentes classes constituintes de cada mapa temático. Através dos valores obtidos foi possível gerar o mapa final da potencialidade para agricultura, pecuária e silvicultura, indicando as áreas mais favoráveis para a implantação de todas as atividades. As áreas com maiores potencialidades para a agropecuária e silvicultura estão associadas aos relevos suave e ondulados, solos argissolos e declividade (5 a 12% e 12% a 20%). Quanto às áreas de baixa potencialidade estão associadas ao relevo forte ondulado e declividade acima de 20% as quais não tiveram grande representação para a área do estudo. Os mapas de potencialidade constituem uma ferramenta importante para a gestão municipal e o planejamento racional do uso e ocupação da terra no município.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FANTINEL, R. A.; BENEDETTI, A. C. P. ANÁLISE AMBIENTAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS COM POTENCIAL DE EXPLORAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PIRATINI, RS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44403. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44403. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").