ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS INTERSEÇÕES, O USO DO SOLO E A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca verificar a relação entre as características das interseções, o uso do solo e o número de acidentes na zona sul do Rio de Janeiro. Para tal, utilizaram-se os coeficientes de Pearson para obter a correlação das variáveis independentes entre si e com o número de acidentes. Para avaliar o quão as mesmas explicariam a distribuição dos acidentes empregaram-se dois tipos de modelos estatísticos: modelos de regressão múltipla e modelos lineares generalizados. O número de interseções semaforizadas e a extensão das vias com áreas de lazer e de uso misto apresentaram os maiores valores de correlação com o número de acidentes. No entanto, a variável extensão das vias com uso misto não foi empregada na modelagem por ser correlacionada com o número de vias semaforizadas. O modelo de regressão múltipla apresentou resultado superior ao obtido pelo modelo linear generalizado com distribuição binomial negativa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MARANGONI, C.; ROCHA, M.; MARANHÃO, P.; NASSI, C. D. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS INTERSEÇÕES, O USO DO SOLO E A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44393. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44393. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").