ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS INTERSEÇÕES, O USO DO SOLO E A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO

Conteúdo do artigo principal

Camila Marangoni
Marcos Rocha
Paulo Maranhão
Carlos David Nassi

Resumo

Este artigo busca verificar a relação entre as características das interseções, o uso do solo e o número de acidentes na zona sul do Rio de Janeiro. Para tal, utilizaram-se os coeficientes de Pearson para obter a correlação das variáveis independentes entre si e com o número de acidentes. Para avaliar o quão as mesmas explicariam a distribuição dos acidentes empregaram-se dois tipos de modelos estatísticos: modelos de regressão múltipla e modelos lineares generalizados. O número de interseções semaforizadas e a extensão das vias com áreas de lazer e de uso misto apresentaram os maiores valores de correlação com o número de acidentes. No entanto, a variável extensão das vias com uso misto não foi empregada na modelagem por ser correlacionada com o número de vias semaforizadas. O modelo de regressão múltipla apresentou resultado superior ao obtido pelo modelo linear generalizado com distribuição binomial negativa.

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Como Citar
MARANGONI, C.; ROCHA, M.; MARANHÃO, P.; NASSI, C. D. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS DAS INTERSEÇÕES, O USO DO SOLO E A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n2-44393. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44393. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camila Marangoni, Instituto Militar de Engenharia

Mestrado em Engenharia de Defesa

Marcos Rocha, Instituto Militar de Engenharia

Seção de Engenharia Cartográfica

Paulo Maranhão, Instituto Militar de Engenharia

Seção de Engenharia Mecânica e Materiais

Carlos David Nassi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Engenharia de Transportes- COPPE