AGREGAÇÃO HIERÁRQUICA DE GEO-OBJETOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM SOFTWARE LIVRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A utilização da Especificação Técnica para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) já é uma realidade para todos os órgãos produtores de Dados Cartográficos no Brasil. O Decreto 6.666/08 institui a Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais (INDE) e determina que todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal devem seguir as normas e padrões homologados pela INDE. Neste sentido, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) desenvolveu uma solução baseada em software livre para prover, de forma interoperável, a criação, edição e remoção de agregações hierárquicas de geo-objetos. Tais agregações são chamadas de Elementos Complexos. Os Elementos Complexos estendem a noção de feição geográfica, permitindo uma agregação semântica de geo-objetos com diferentes primitivas geométricas. Neste trabalho é mostrada a solução desenvolvida para o software livre QGIS utilizando o PostGIS e o Spatialite como bancos de dados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").