AGREGAÇÃO HIERÁRQUICA DE GEO-OBJETOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM SOFTWARE LIVRE

Conteúdo do artigo principal

Luiz Claudio Oliveira de Andrade
Philipe Borba
Maurício Carvalho Mathias de Paulo

Resumo

A utilização da Especificação Técnica para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-EDGV) já é uma realidade para todos os órgãos produtores de Dados Cartográficos no Brasil. O Decreto 6.666/08 institui a Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais (INDE) e determina que todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal devem seguir as normas e padrões homologados pela INDE. Neste sentido, a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG) desenvolveu uma solução baseada em software livre para prover, de forma interoperável, a criação, edição e remoção de agregações hierárquicas de geo-objetos. Tais agregações são chamadas de Elementos Complexos. Os Elementos Complexos estendem a noção de feição geográfica, permitindo uma agregação semântica de geo-objetos com diferentes primitivas geométricas. Neste trabalho é mostrada a solução desenvolvida para o software livre QGIS utilizando o PostGIS e o Spatialite como bancos de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, L. C. O. de; BORBA, P.; PAULO, M. C. M. de. AGREGAÇÃO HIERÁRQUICA DE GEO-OBJETOS: UMA ABORDAGEM BASEADA EM SOFTWARE LIVRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44377. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Claudio Oliveira de Andrade, Exército Brasileiro - Diretoria de Serviço Geográfico

Engenheiro Cartógrafo formado pelo Instituto Militar de Engenharia em 2005. Possui Pós-graduação em Geoinformática pela Universidade de Twente na Holanda.

Philipe Borba, Exército Brasileiro - Diretoria de Serviço Geográfico

Engenheiro Cartógrafo formado pelo Instituto Militar de Engenharia em 2012.

Maurício Carvalho Mathias de Paulo, Exército Brasileiro - Diretoria de Serviço Geográfico

Engenheiro Cartógrafo formado pelo Instituto Militar de Engenharia em 2007 e Mestre em Sensoriamento Remoto: enfase em geoprocessamento pelo INPE em 2013.