CÁLCULO DO SALDO DE RADIAÇÃO PELO ALGORITMO SEBAL NA PORÇÃO DO BAIXO-MÉDIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, UTILIZANDO UM SOFTWARE DE CÓDIGO LIVRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O entendimento do ciclo hidrológico é importante para o controle da demanda hídrica de uma região, assim como para obter informações que contribua para um melhor conhecimento deste fenômeno de forma menos onerosa. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo a implantação do algoritmo SEBAL em uma plataforma livre, através do software SPRING e sua linguagem espacial para geoprocessamento algébrico - LEGAL. As análises foram feitas considerando o saldo de radiação à superfície (Rn), por se tratar de um processo importante dentro do balanço de energia, além de ser uma variável que influencia diretamente na evapotranspiração. O perímetro irrigado de Petrolina-PE/Juazeiro-BA foi escolhido como área de estudo para testar a eï¬ciência do algoritmo implementado, devido à sua importante atuação no cenário socioeconômico de toda a região. Todos os valores encontrados como resultados estão condizentes com a literatura, incluindo os trabalhos realizados na região. A implementação do SEBAL em um software livre e de código aberto, utilizando-se a linguagem LEGAL e imagens de satélite (LANDSAT 5 - TM), foi viável para obtenção de estimativa do saldo de radiação à superfície.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CAVALCANTE, L. B.; INÁCIO, A. da S.; BARROS, H. G.; JIMÉNEZ, R. M. N.; COELHO, S. M. S. da C. CÁLCULO DO SALDO DE RADIAÇÃO PELO ALGORITMO SEBAL NA PORÇÃO DO BAIXO-MÉDIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, UTILIZANDO UM SOFTWARE DE CÓDIGO LIVRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44376. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44376. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").