CÁLCULO DO SALDO DE RADIAÇÃO PELO ALGORITMO SEBAL NA PORÇÃO DO BAIXO-MÉDIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, UTILIZANDO UM SOFTWARE DE CÓDIGO LIVRE

Conteúdo do artigo principal

Lucas Barbosa Cavalcante
Aline da Silva Inácio
Heliofábio Gomes Barros
Rosilene Mendonça Nicácio Jiménez
Simone Marilene Sievert da Costa Coelho

Resumo

O entendimento do ciclo hidrológico é importante para o controle da demanda hídrica de uma região, assim como para obter informações que contribua para um melhor conhecimento deste fenômeno de forma menos onerosa. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo a implantação do algoritmo SEBAL em uma plataforma livre, através do software SPRING e sua linguagem espacial para geoprocessamento algébrico - LEGAL. As análises foram feitas considerando o saldo de radiação à superfície (Rn), por se tratar de um processo importante dentro do balanço de energia, além de ser uma variável que influencia diretamente na evapotranspiração. O perímetro irrigado de Petrolina-PE/Juazeiro-BA foi escolhido como área de estudo para testar a eï¬ciência do algoritmo implementado, devido à sua importante atuação no cenário socioeconômico de toda a região. Todos os valores encontrados como resultados estão condizentes com a literatura, incluindo os trabalhos realizados na região. A implementação do SEBAL em um software livre e de código aberto, utilizando-se a linguagem LEGAL e imagens de satélite (LANDSAT 5 - TM), foi viável para obtenção de estimativa do saldo de radiação à superfície.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAVALCANTE, L. B.; INÁCIO, A. da S.; BARROS, H. G.; JIMÉNEZ, R. M. N.; COELHO, S. M. S. da C. CÁLCULO DO SALDO DE RADIAÇÃO PELO ALGORITMO SEBAL NA PORÇÃO DO BAIXO-MÉDIO SÃO FRANCISCO, BRASIL, UTILIZANDO UM SOFTWARE DE CÓDIGO LIVRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44376. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44376. Acesso em: 8 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucas Barbosa Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Mestrando em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, álgebra de mapas, geoprocessamento, modelagem hidrológica e cálculo de variáveis de superfície através de sensores orbitais.