PREDIÇÃO DA TEMPERATURA DO AR POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A rede de estações meteorológicas de superfície no Brasil, ainda não representa com eï¬ciência todo o território. Esse fato faz com que seja necessária a busca por técnicas alternativas para obtenção da temperatura do ar, como os dados provenientes do sensoriamento remoto, que apresentam baixo custo e rápida aquisição de informações. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo correlacionar a temperatura de superfície (Tsi) obtida por meio da banda termal do satélite Landsat-5/TM, com as temperaturas instantâneas (Tai) e médias diárias do ar (Tam) mensuradas por uma estação meteorológica automática, considerando uma série temporal de 11 anos. Para o cômputo da Tsi foram utilizadas as equações presentes no SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) e os dados de Tsi foram extraídos de uma grade de pixels ao redor da estação meteorológica. Os coeï¬cientes de determinação encontrados (R²) entre Tsi e Tai e Tsi e Tam foram 0,896 e 0,866, respectivamente.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FILGUEIRAS, Roberto; NICOLETE, Donizeti Aparecido Pastori; CARVALHO, Tânia Maria de; CUNHA, Antonio Ribeiro da; ZIMBACK, Célia Regina Lopes. PREDIÇÃO DA TEMPERATURA DO AR POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44374. Acesso em: 8 jul. 2025.