PREDIÇÃO DA TEMPERATURA DO AR POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A rede de estações meteorológicas de superfície no Brasil, ainda não representa com eï¬ciência todo o território. Esse fato faz com que seja necessária a busca por técnicas alternativas para obtenção da temperatura do ar, como os dados provenientes do sensoriamento remoto, que apresentam baixo custo e rápida aquisição de informações. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo correlacionar a temperatura de superfície (Tsi) obtida por meio da banda termal do satélite Landsat-5/TM, com as temperaturas instantâneas (Tai) e médias diárias do ar (Tam) mensuradas por uma estação meteorológica automática, considerando uma série temporal de 11 anos. Para o cômputo da Tsi foram utilizadas as equações presentes no SEBAL (Surface Energy Balance Algorithm for Land) e os dados de Tsi foram extraídos de uma grade de pixels ao redor da estação meteorológica. Os coeï¬cientes de determinação encontrados (R²) entre Tsi e Tai e Tsi e Tam foram 0,896 e 0,866, respectivamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FILGUEIRAS, R.; NICOLETE, D. A. P.; CARVALHO, T. M. de; CUNHA, A. R. da; ZIMBACK, C. R. L. PREDIÇÃO DA TEMPERATURA DO AR POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n8-44374. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44374. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").