SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE "RASTROS EM ENCOSTAS" NA SUPERFÍCIE DE MARTE

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Puga
Erivaldo Antônio Silva
José Roberto Nogueira

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens da superfície de Marte. Rastros em encostas são faixas escuras que se estendem por declives íngremes do planeta vermelho. Estes rastros representam um dos poucos processos geológicos ativos na superfície marciana. Embora exista um número considerável de pesquisadores que os estudam, a identiï¬cação destes ainda é realizada por especialistas de forma manual, através de amostras de pequena dimensão. A disponibilidade de uma metodologia para segmentar e extrair informações signiï¬cativas aumenta naturalmente o conhecimento e a signiï¬cância estatística dos dados estudados, uma vez que uma quantidade muito maior de imagens em diferentes locais pode ser analisada. Desta forma, a proposta deste trabalho consiste em apresentar uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens Context Camera (CTX) da superfície de Marte, visando contribuir dessa forma, para a automação do processo de extração de informações a respeito do fenômeno em questão. A metodologia desenvolvida baseia-se principalmente em operadores morfológicos e ï¬ltro de fator de forma. Através da avaliação do desempenho por métricas baseadas em pixel, constatou-se que a metodologia mostrou-se eï¬ciente com a taxa de acertos de 80% e pode ser utilizada para dar início ao levantamento, em larga escala, de rastros em encosta em Marte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PUGA, F.; SILVA, E. A.; NOGUEIRA, J. R. SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE "RASTROS EM ENCOSTAS" NA SUPERFÍCIE DE MARTE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 8, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44372. Acesso em: 23 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Puga, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho - FCT UNESP. Campus de Presidente Prudente.

Aluna de doutorado do Programa Pós Graduação em Ciências Cartográficas na FCT-UNESP

Erivaldo Antônio Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho - FCT UNESP. Campus de Presidente Prudente.

Professor Titular do Departamento de Cartografia.

José Roberto Nogueira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita filho - FCT UNESP. Campus de Presidente Prudente.

Professor Doutor no Departamento de Matemática.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)