SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE "RASTROS EM ENCOSTAS" NA SUPERFÍCIE DE MARTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens da superfície de Marte. Rastros em encostas são faixas escuras que se estendem por declives íngremes do planeta vermelho. Estes rastros representam um dos poucos processos geológicos ativos na superfície marciana. Embora exista um número considerável de pesquisadores que os estudam, a identiï¬cação destes ainda é realizada por especialistas de forma manual, através de amostras de pequena dimensão. A disponibilidade de uma metodologia para segmentar e extrair informações signiï¬cativas aumenta naturalmente o conhecimento e a signiï¬cância estatística dos dados estudados, uma vez que uma quantidade muito maior de imagens em diferentes locais pode ser analisada. Desta forma, a proposta deste trabalho consiste em apresentar uma metodologia para segmentação automática de rastros em encostas em imagens Context Camera (CTX) da superfície de Marte, visando contribuir dessa forma, para a automação do processo de extração de informações a respeito do fenômeno em questão. A metodologia desenvolvida baseia-se principalmente em operadores morfológicos e ï¬ltro de fator de forma. Através da avaliação do desempenho por métricas baseadas em pixel, constatou-se que a metodologia mostrou-se eï¬ciente com a taxa de acertos de 80% e pode ser utilizada para dar início ao levantamento, em larga escala, de rastros em encosta em Marte.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").