MAPEAMENTO DA VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E ENERGIA EM DIFERENTES TIPOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Conteúdo do artigo principal

Renato Alberto Momesso Franco
Fernando Braz Tangerino Hernandez
Antônio Heriberto de Castro Teixeira

Resumo

O sensoriamento remoto possibilita a quantiï¬cação dos componentes do balanço de radiação e energia em larga escala, estimando os parâmetros biofísicos da superfície terrestre por meio de algoritmos que fornecem informações para a construção de modelos ambientais. O presente estudo teve como objetivo quantiï¬car as variações espaciais e temporais do balanço de radiação e energia em larga escala, no noroeste do Estado de São Paulo, durante o período 1996 a 2010, com o uso de dados agrometeorológicos, imagens Landsat TM-5 e aplicação do modelo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving). O albedo de superfície (α0), temperatura da superfície (T0) e índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) foram os parâmetros de entrada obtidos por sensoriamento remoto. Os valores médios diários dos pixels de radiação solar global incidente, radiação solar de onda curta refletida, radiação solar de onda longa incidente e radiação solar de onda longa emitida foram 21,20 MJ m-2 d-1; 3,55 MJ m-2 d-1; 32,04 MJ m-2 d-1e 39,47 MJ m-2 d-1, respectivamente. A fração de RG transformada em saldo de radiação (Rn) apresentou valor máximo de 55% e mínimo de 37% com média de 46%. Os valores médios de fluxo de calor latente (λE) diários apresentaram um incremento de 153,2% no período, sendo as áreas irrigadas responsáveis por esse aumento. As médias da partição de energia em λE e no fluxo de calor sensível (H) foram de 35% e 68%, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FRANCO, R. A. M.; HERNANDEZ, F. B. T.; TEIXEIRA, A. H. de C. MAPEAMENTO DA VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E ENERGIA EM DIFERENTES TIPOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44295. Acesso em: 16 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Alberto Momesso Franco, Unesp

Pós-doutorando na UNESP Ilha Solteira-SP. DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS - DEFERS

Fernando Braz Tangerino Hernandez, UNESP

Professor Titular no DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE, ENGENHARIA RURAL E SOLOS - DEFERS, da UNESP Ilha Solteira.

Antônio Heriberto de Castro Teixeira, Embrapa Monitoramento por Satélite

Pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)