MAPEAMENTO DA VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E ENERGIA EM DIFERENTES TIPOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sensoriamento remoto possibilita a quantiï¬cação dos componentes do balanço de radiação e energia em larga escala, estimando os parâmetros biofísicos da superfície terrestre por meio de algoritmos que fornecem informações para a construção de modelos ambientais. O presente estudo teve como objetivo quantiï¬car as variações espaciais e temporais do balanço de radiação e energia em larga escala, no noroeste do Estado de São Paulo, durante o período 1996 a 2010, com o uso de dados agrometeorológicos, imagens Landsat TM-5 e aplicação do modelo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving). O albedo de superfície (α0), temperatura da superfície (T0) e índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) foram os parâmetros de entrada obtidos por sensoriamento remoto. Os valores médios diários dos pixels de radiação solar global incidente, radiação solar de onda curta refletida, radiação solar de onda longa incidente e radiação solar de onda longa emitida foram 21,20 MJ m-2 d-1; 3,55 MJ m-2 d-1; 32,04 MJ m-2 d-1e 39,47 MJ m-2 d-1, respectivamente. A fração de RG transformada em saldo de radiação (Rn) apresentou valor máximo de 55% e mínimo de 37% com média de 46%. Os valores médios de fluxo de calor latente (λE) diários apresentaram um incremento de 153,2% no período, sendo as áreas irrigadas responsáveis por esse aumento. As médias da partição de energia em λE e no fluxo de calor sensível (H) foram de 35% e 68%, respectivamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FRANCO, R. A. M.; HERNANDEZ, F. B. T.; TEIXEIRA, A. H. de C. MAPEAMENTO DA VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO BALANÇO DE RADIAÇÃO E ENERGIA EM DIFERENTES TIPOS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44295. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44295. Acesso em: 10 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").