JOGO DA MEMÓRIA SOBRE MAPAS TEMÁTICOS - UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER GEOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta a experiência com o jogo da memória sobre mapas temáticos, elaborado com a finalidade de ensinar Geografia de forma lúdica aos escolares. Sua aplicação ocorreu em três escolas: duas estaduais localizadas em Rio Claro-SP e uma municipal, em São José dos Campos-SP. Através da dinâmica com o material em sala de aula foi possível abordar diversos assuntos, como: densidade demográfica; regiões metropolitanas; produto interno bruto; distribuição da população por cor e raça; esboço geológico; divisão do turismo; participação feminina: mulheres chefes de família; ocupação de terra pela agropecuária; taxa de mortalidade infantil; migração interestadual; taxa de alfabetização; limpeza urbana e coleta de lixo; idade da população; taxa de matrículas no ensino superior; e regiões geoeconômicas. Os mapas utilizados no jogo foram extraídos do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O jogo possui 30 peças e foi elaborado através dos softwares de artes gráficas Inkscape e GIMP, e produzidas em material Medium Density Fiberboard (MDF). Por intermédio deste jogo os estudantes se atentaram para elementos fundamentais do mapa, como a legenda, a escala, o título, as variáveis visuais; tornando, então, viável a atividade, que tem como objetivo principal levar o escolar a entender os conteúdos da Geografia através do mapa temático. Neste artigo, então, será demonstrado como foi elaborado o protótipo e a sua aplicação, assim como, também, a crítica feita pelos professores a respeito do material paradidático.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
FLORENTINO, Raiane. JOGO DA MEMÓRIA SOBRE MAPAS TEMÁTICOS - UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER GEOGRAFIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44092. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44092. Acesso em: 25 abr. 2025.