JOGO DA MEMÓRIA SOBRE MAPAS TEMÁTICOS - UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER GEOGRAFIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta a experiência com o jogo da memória sobre mapas temáticos, elaborado com a finalidade de ensinar Geografia de forma lúdica aos escolares. Sua aplicação ocorreu em três escolas: duas estaduais localizadas em Rio Claro-SP e uma municipal, em São José dos Campos-SP. Através da dinâmica com o material em sala de aula foi possível abordar diversos assuntos, como: densidade demográfica; regiões metropolitanas; produto interno bruto; distribuição da população por cor e raça; esboço geológico; divisão do turismo; participação feminina: mulheres chefes de família; ocupação de terra pela agropecuária; taxa de mortalidade infantil; migração interestadual; taxa de alfabetização; limpeza urbana e coleta de lixo; idade da população; taxa de matrículas no ensino superior; e regiões geoeconômicas. Os mapas utilizados no jogo foram extraídos do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O jogo possui 30 peças e foi elaborado através dos softwares de artes gráficas Inkscape e GIMP, e produzidas em material Medium Density Fiberboard (MDF). Por intermédio deste jogo os estudantes se atentaram para elementos fundamentais do mapa, como a legenda, a escala, o título, as variáveis visuais; tornando, então, viável a atividade, que tem como objetivo principal levar o escolar a entender os conteúdos da Geografia através do mapa temático. Neste artigo, então, será demonstrado como foi elaborado o protótipo e a sua aplicação, assim como, também, a crítica feita pelos professores a respeito do material paradidático.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FLORENTINO, R. JOGO DA MEMÓRIA SOBRE MAPAS TEMÁTICOS - UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER GEOGRAFIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 9, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n9-44092. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44092. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").