IDENTIFICATION OF URBAN SETTLEMENT PATTERNS USING CBERS IMAGES AND ITS RELATIONSHIP WITH THE URBAN PROPERTY LEGAL REGISTRATION IN A SMALL AMAZONIAN CITY

Conteúdo do artigo principal

Jessica Andretta Mendes
Sandra Maria Fonseca da Costa

Resumo

Essa pesquisa tem o objetivo de veriï¬car a relação entre o padrão de ocupação urbana e o registro de imóveis urbanos em uma pequena cidade na Amazônia, Ponta de Pedras, localizada na Ilha de Marajó, no Estado do Pará. Para a deï¬nição dos padrões de ocupação urbana os autores levaram em consideração um conjunto de características, tais como ruas pavimentadas e sua largura, presença ou ausência de áreas verdes, tamanho do lote, distância do centro de compras, se é área alagada ou não, etc. Após estas deï¬nições, foi elaborado um mapa dos padrões de ocupação urbana, que posteriormente, foi cruzado com um mapa de localização de imóveis registrados na cidade. Os resultados ï¬nais conï¬rmaram que ambos os dados, padrão de ocupação urbana e número de registros de imóveis, estão fortemente relacionados. Por exemplo, o número de imóveis urbanos registrados é maior em áreas onde há melhor infraestrutura e serviços urbanos, como ruas pavimentadas, áreas de terra ï¬rme, distantes da floresta e próximas do centro de compras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MENDES, J. A.; DA COSTA, S. M. F. IDENTIFICATION OF URBAN SETTLEMENT PATTERNS USING CBERS IMAGES AND ITS RELATIONSHIP WITH THE URBAN PROPERTY LEGAL REGISTRATION IN A SMALL AMAZONIAN CITY. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43905. Acesso em: 30 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jessica Andretta Mendes, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e desenvolvimento

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP Instituto de Pesquisa e desenvolvimento