IDENTIFICATION OF URBAN SETTLEMENT PATTERNS USING CBERS IMAGES AND ITS RELATIONSHIP WITH THE URBAN PROPERTY LEGAL REGISTRATION IN A SMALL AMAZONIAN CITY
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Essa pesquisa tem o objetivo de veriï¬car a relação entre o padrão de ocupação urbana e o registro de imóveis urbanos em uma pequena cidade na Amazônia, Ponta de Pedras, localizada na Ilha de Marajó, no Estado do Pará. Para a deï¬nição dos padrões de ocupação urbana os autores levaram em consideração um conjunto de características, tais como ruas pavimentadas e sua largura, presença ou ausência de áreas verdes, tamanho do lote, distância do centro de compras, se é área alagada ou não, etc. Após estas deï¬nições, foi elaborado um mapa dos padrões de ocupação urbana, que posteriormente, foi cruzado com um mapa de localização de imóveis registrados na cidade. Os resultados ï¬nais conï¬rmaram que ambos os dados, padrão de ocupação urbana e número de registros de imóveis, estão fortemente relacionados. Por exemplo, o número de imóveis urbanos registrados é maior em áreas onde há melhor infraestrutura e serviços urbanos, como ruas pavimentadas, áreas de terra ï¬rme, distantes da floresta e próximas do centro de compras.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MENDES, J. A.; DA COSTA, S. M. F. IDENTIFICATION OF URBAN SETTLEMENT PATTERNS USING CBERS IMAGES AND ITS RELATIONSHIP WITH THE URBAN PROPERTY LEGAL REGISTRATION IN A SMALL AMAZONIAN CITY. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43905. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").