CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS UTILIZANDO OS PADRÕES SYMBOLOGY ENCODING (SE) E STYLED LAYER DESCRIPTOR (SLD) DO OGC

Conteúdo do artigo principal

Wesley Silva Fernandes

Resumo

Está em curso no Brasil a implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), com o objetivo de facilitar o acesso e compartilhamento de dados e informações geoespaciais. Padrões de interoperabilidade estão sendo adotados na INDE para viabilizar o compartilhamento dos dados e informações geoespaciais. Destaca-se dentre os padrões adotados na INDE, os especificados pelo Open Geospatial Consortium - OGC. Este trabalho propõe a utilização de dois padrões definidos pelo OGC, Symbology Encoding (SE) e Styled Layer Descriptor (SLD) na padronização dos símbolos utilizados nos dados geoespaciais disponibilizados na INDE. O objetivo principal destes padrões é a criação e utilização de simbologias. Neste trabalho foi proposto a criação de uma biblioteca de símbolos utilizando o padrão SLD, com o intuito de representar os elementos cartográficos presentes no mapeamento existente. Esta biblioteca ficará disponível para todos os usuários no portal da INDE, facilitando o processo de padronização da simbologia de um mapeamento específico. Conseqüentemente, independente de escala de mapeamento, a biblioteca de símbolos proposta poderá ser utilizada por qualquer instituição, pública ou privada, produtora de dados e informações geoespaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, W. S. CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS UTILIZANDO OS PADRÕES SYMBOLOGY ENCODING (SE) E STYLED LAYER DESCRIPTOR (SLD) DO OGC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 3, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43813. Acesso em: 17 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wesley Silva Fernandes, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística