CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS UTILIZANDO OS PADRÕES SYMBOLOGY ENCODING (SE) E STYLED LAYER DESCRIPTOR (SLD) DO OGC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Está em curso no Brasil a implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), com o objetivo de facilitar o acesso e compartilhamento de dados e informações geoespaciais. Padrões de interoperabilidade estão sendo adotados na INDE para viabilizar o compartilhamento dos dados e informações geoespaciais. Destaca-se dentre os padrões adotados na INDE, os especificados pelo Open Geospatial Consortium - OGC. Este trabalho propõe a utilização de dois padrões definidos pelo OGC, Symbology Encoding (SE) e Styled Layer Descriptor (SLD) na padronização dos símbolos utilizados nos dados geoespaciais disponibilizados na INDE. O objetivo principal destes padrões é a criação e utilização de simbologias. Neste trabalho foi proposto a criação de uma biblioteca de símbolos utilizando o padrão SLD, com o intuito de representar os elementos cartográficos presentes no mapeamento existente. Esta biblioteca ficará disponível para todos os usuários no portal da INDE, facilitando o processo de padronização da simbologia de um mapeamento específico. Conseqüentemente, independente de escala de mapeamento, a biblioteca de símbolos proposta poderá ser utilizada por qualquer instituição, pública ou privada, produtora de dados e informações geoespaciais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FERNANDES, W. S. CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DE SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS UTILIZANDO OS PADRÕES SYMBOLOGY ENCODING (SE) E STYLED LAYER DESCRIPTOR (SLD) DO OGC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43813. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").