ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI NO TRECHO ENTRE CÁCERES E A ILHA TAIAMÃ/MT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse estudo foi identificar o uso e analisar as alterações nas feições morfológicas e migração lateral do canal no corredor fluvial, no segmento entre Cáceres e a Estação Ecológica da Ilha de Taiamã-MT. Para elaboração dos mapas espaço-temporais da morfologia do canal usou-se a base de dados fornecidos pelo Serviço de Sinalização Náutica da Marinha Brasileira. Para geração dos mapas utilizou-se o Sistema de Informação Geográfica (SIG). A ocupação da planície fluvial iniciou-se no século XVIII, motivada pela abertura de fazendas e surgimento do povoado de Cáceres em 1772, à margem esquerda do rio Paraguai. A atividade principal desenvolvida na calha é a navegação, na última década, houve um crescimento expressivo da navegação. A utilização de comboios tem provocado a retirada de sedimentos das margens, além de acelerar a erosão destas, causando perda de solos, deposição de sedimentos, entulhamento e assoreamento do leito fluvial. As mudanças laterais no canal resultaram em: alterações na direção do fluxo; surgimento de novos braços e furados; alargamento do canal em resposta ao acúmulo de sedimentos na calha; diminuição da profundidade; progressiva transferência de curva de meandro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SOUZA, C. A. de; PIERANGELI, M. A.; SOUSA, J. B. de. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI NO TRECHO ENTRE CÁCERES E A ILHA TAIAMÃ/MT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 6, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n6-43803. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43803. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").