EVOLUÇÃO URBANA E VULNERABILIDADE DOS AQUÍFEROS SUPERIORES NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de urbanização gera diversos problemas que afetam diretamente a qualidade ambiental das cidades. A cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, apesar de não ser uma grande metrópole, tem passado por uma profunda mudança em seu tecido urbano. O presente trabalho apresenta a evolução espacial da área urbana de João Pessoa entre os anos de 1990 e 2006, através da utilização de imagens de satélite de média resolução. Em paralelo, realizou-se o mapeamento da vulnerabilidade dos aquíferos superiores no município baseado no modelo DRASTIC, que usa fatores hidrogeológicos para determinar a vulnerabilidade de um aquífero, e foi realizada a comparação entre as áreas de expansão urbana e as áreas vulneráveis dos aquíferos. Para o tratamento e integração dos dados foi utilizado um Sistema de Informações Geográficas e, após o cruzamento dos mapas, foram quantificados os percentuais de cada classe de vulnerabilidade ocupadas pela urbanização. Os resultados obtidos apontam para a necessidade urgente de um ordenamento do uso da terra em áreas onde a expansão imobiliária está em grande crescimento, como no caso da região litorânea do município.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE MENESES, L. F.; DA SILVA, T. C.; PEDROSA DE FIGUEIREDO, E. C. T.; RAFAEL, R. de A. EVOLUÇÃO URBANA E VULNERABILIDADE DOS AQUÍFEROS SUPERIORES NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PB. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 2, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n2-43738. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43738. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").