USO DE TÉCNICAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIGs) NO MAPEAMENTO DA HEPATITE PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A produção de informações à gestão de serviços e formulação de política de saúde no Brasil é hoje um desafio às administrações públicas, na busca por planejamento e atuação mais direta dos serviços de saúde. Ao mesmo tempo em que possui um acúmulo de dados, há um baixo percentual de utilização para apoio a decisão. Assim, a presente pesquisa utiliza em conjunto dados sobre a notificação de doença de veiculação hídrica, hepatite, contidos no Sistema de Informação sobre Agravos Notificados (SINAN) e as tecnologias dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a fim de evidenciar a empregabilidade do SIG como gerador de informações em saúde. A partir dos dados referentes a hepatite, que ocorreu no período de 1999 a 2005 no Município de Vitória, foram gerados mapas. Diante dos mapas gerados, foi possível conhecer a distribuição espacial da hepatite, analisar, discutir apontar as possíveis causas para as situações apresentadas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ALMEIDA, R. D. de; SANTOS, A. R. dos; LOUZADA, F. L. R. de O.; DOS SANTOS, G. M. A. D. A. USO DE TÉCNICAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIGs) NO MAPEAMENTO DA HEPATITE PARA O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, ES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 4, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n4-43657. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43657. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").