UTILIZAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO PARA ESPACIALIZAÇÃO DE DERRAMES VULCÂNICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARRECAS (SW/PR)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse trabalho é desenvolver técnicas de Geoprocessamento para espacializar derrames vulcânicos com base no modelo digital do terreno (MDT), tendo como área piloto a bacia hidrográfica do Rio Marrecas (SW/PR). A metodologia ocorreu em quatro etapas: primeiro elaborou-se o modelo digital do terreno da bacia hidrográfica no aplicativo ArcScene, segundo foram espacializados os pontos amostrais para a individualização dos derrames no aplicativo ArcMap, terceiro espacializou-se os derrames vulcânicos no aplicativo ArcMap, e quarto foram quantificadas as áreas de afloramento dos derrames no aplicativo SAGA (Sistema de Análise Geo-ambiental - Lageop/UFRJ). Os resultados são a espacialização e quantificação de doze diferentes derrames na área de análise, que servirá como base para estudos dos aspectos geomorfológicos da mesma. Por meio deste trabalho é possível observar a potencialidade de uso do Geoprocessamento em estudos relacionados ao meio físico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ANDRES, J.; PAISANI, J. C.; PONTELLI, M. E.; PASA, V.; MARINHO, F. R. UTILIZAÇÃO DE MODELO DIGITAL DO TERRENO PARA ESPACIALIZAÇÃO DE DERRAMES VULCÂNICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARRECAS (SW/PR). Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n3-43642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43642. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").