A inclusão de estudante com deficiência na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74297

Palavras-chave:

Deficiência, Educação profissional, Inclusão

Resumo

O presente texto tem o objetivo de apresentar apontamentos sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional no Brasil, bem como abordar discussões das modificações legislativas para garantir o direito ao acesso para essas pessoas. Desse modo, a natureza da pesquisa é qualitativa. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica, na qual buscamos compreender o processo da inclusão de alunos com deficiência na educação profissional, assim como as alterações legislativas para adequação dos estabelecimentos de ensino. Para isso, selecionamos artigos e pesquisas publicadas em periódicos nacionais, bem como realizamos consultas em referenciais clássicos relacionados à área e a legislações desenvolvidas para o processo de inclusão. A partir da análise da perspectiva supracitada, elencamos os processos de inclusão de estudantes com deficiência na educação profissional e as principais alterações legislativas que culminaram no avanço desse processo. Em linhas gerais, identificamos que o processo de inclusão de estudantes na educação profissional continua em adaptação, apesar dos avanços na legislação que garante um ensino igualitário a todos, mas que, na prática, ainda segue consolidando passos para garantir o acesso e a permanência desses estudantes.

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Biografia do Autor

  • André Luiz de Almeida Aloise, Instituto Federal do Ceará

    Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil; professor do Instituto Federal do Ceará, Brasil.

  • Alethéa Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

ALOISE, André Luiz de Almeida; CURY, Alethéa. A inclusão de estudante com deficiência na educação profissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 145–161, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74297. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74297. Acesso em: 8 dez. 2025.