A docência diante da inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional

Autores/as

  • André Luiz de Almeida Aloise Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Alexsandra Cristina Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-1933-1195

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73665

Palabras clave:

Deficiência Auditiva, Educação Profissional e Tecnológica, Inclusão, Surdo

Resumen

O artigo tem como ênfase a temática da inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, com o objetivo de avaliar os docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte diante da inclusão de estudantes surdos no Ensino Médio Integrado. A pesquisa, que traz uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou-se da aplicação de um questionário, voltado para os docentes do Instituto supracitado, avaliando informações como: perfil, capacitação, percepção e adaptações para inclusão de estudantes surdos. Os resultados obtidos mostraram o perfil e o percurso formativo dos profissionais no tocante à inclusão. Além disso, trouxe informações sobre dificuldades, desafios e adaptações metodológicas no ambiente de ensino para auxiliar o processo de aprendizagem. O estudo apontou para a necessidade de capacitação para atuar com esses estudantes para poder contribuir com a construção de uma instituição educacional inclusiva.

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Biografía del autor/a

  • André Luiz de Almeida Aloise, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil; professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz, Brasil.

  • Alexsandra Cristina Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

    Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil.

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Publicado

2025-04-01

Cómo citar

ALOISE, André Luiz de Almeida; CHAVES, Alexsandra Cristina. A docência diante da inclusão de estudantes surdos na Educação Profissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 114–131, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73665. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73665. Acesso em: 18 apr. 2025.