Educação popular

(trans)formação, historicidade e diálogos no trabalho em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73657

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde Pública, Agentes Comunitários de Saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a realização de um curso de aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde e apresentar os aprendizados decorrentes desse processo, a partir da revisitação histórica das comunidades em que atuavam. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, que empregou entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. O material textual foi interpretado por meio da análise de conteúdo, à luz do referencial teórico da educação popular. O processo de reconhecimento da história das comunidades é evidenciado como significativo para o entendimento do modo de viver e de se relacionar em cada comunidade. Destaca-se que, embora a educação popular mantenha sua relevância, ela nem sempre é chamada a desempenhar um papel estratégico nas transformações das sociedades contemporâneas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; período sanduíche na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México; membro dos Coletivos de Educação Popular, Arte e Saúde - Povaréu e o Povaréu Sul - Movimento Popular de Saúde (MOPS); membro da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS); servidora estatutária da Prefeitura Municipal de Rio Grande.

  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação e Prática Interprofissional pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Brasil; professora associada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde Bucal (UFRGS-CNPq).

  • Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha; professora associada do Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; líder do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (UFRGS-CNPq). 

  • Flavia Feron Luiz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; enfermeira na Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS-UFRGS) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO-UFRGS). 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 20 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Política Nacional de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_nacional_educacao_permanente_popular.pdf. Acesso em: 16 abr. 2024.

BOTELHO, B. O. et al. Experiências de formação no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/interface.200195. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RJqTV8D9DWpLDYd3rcTbHXM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2024.

COLARES, K. T. P.; OLIVEIRA, W. Metodologias ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Sustinere, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018. DOI 10.12957/sustinere.2018.36910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 20 abr. 2024.

CRUZ, P. J. S. C. et al. Educação popular em saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. esp., p. 6-28, 2020. DOI 10.14393/REP-2020-56014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56014. Acesso em: 20 abr. 2024.

CRUZ, P. J. S. C.; PEREIRA, E. A. A. L.; ALENCAR, I. C. Educação popular: teoria e princípio ético-político do trabalho social emancipador. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação Popular em Saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 47-67.

FERNANDES, R. S. et al. Potencialidades da educação popular em tempos de pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Interface, Botucatu, v. 26, p. 1-16, 2022. DOI 10.1590/interface.210142. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kLGyYmhg3qZf6cRhXyxnT9M/. Acesso em: 16 abr. 2024.

FIOCRUZ. Fundação Osvaldo Cruz. EdPopSUS: Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/#header. Acesso em: 15 abr. 2024.

FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-16, 2021. DOI 10.1590/interface.200806. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/t5MyrjCKp93sxZhmKTKDsbd/. Acesso em: 15 abr. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.

GUIMARÃES, R. M. et al. Vigilância civil em saúde, estudos de população e participação popular. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. spe4, p. 81-93 2022. DOI 10.1590/0103-11042022E406. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/W9b3y8ScyfXTTpsL45sJD4P/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.

NASCIMENTO, L. C. N. et al. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 1, p. 228-233, 2018. DOI 10.1590/0034-7167-2016-0616. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SrfhX6q9vTKG5cCRQbTFNwJ/. Acesso em: 15 abr. 2024.

NESPOLI, G. et al. Semeando o cuidado: desenvolvimento de recursos pedagógicos na experiência do curso educação popular e plantas medicinais na atenção básica à saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 279-301, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-65187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65187. Acesso em: 24 abr. 2024.

PEDROSA, J. I. S. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde em debate: (re)conhecendo saberes e lutas para a produção da saúde coletiva. Interface. Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/. Acesso em: 20 abr. 2024.

PULGA, V. L. As múltiplas dimensões da educação popular em saúde que emergem das experiências e dos saberes produzidos nas redes de cuidados das mulheres camponesas. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular em saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 85-106.

SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020. DOI 10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31559. Acesso em: 15 abr. 2024.

STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Como Citar

MENESES, Michele Neves; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti; ROCHA, Cristianne Maria Famer; LUIZ, Flavia Feron. Educação popular: (trans)formação, historicidade e diálogos no trabalho em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 17–34, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73657. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73657. Acesso em: 18 abr. 2025.