Educação popular
(trans)formação, historicidade e diálogos no trabalho em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-73657Palabras clave:
Educação em Saúde, Saúde Pública, Agentes Comunitários de SaúdeResumen
Este artigo tem como objetivo analisar a realização de um curso de aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde e apresentar os aprendizados decorrentes desse processo, a partir da revisitação histórica das comunidades em que atuavam. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, que empregou entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. O material textual foi interpretado por meio da análise de conteúdo, à luz do referencial teórico da educação popular. O processo de reconhecimento da história das comunidades é evidenciado como significativo para o entendimento do modo de viver e de se relacionar em cada comunidade. Destaca-se que, embora a educação popular mantenha sua relevância, ela nem sempre é chamada a desempenhar um papel estratégico nas transformações das sociedades contemporâneas.
Descargas
Referencias
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Política Nacional de Educação Permanente e Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_nacional_educacao_permanente_popular.pdf. Acesso em: 16 abr. 2024.
BOTELHO, B. O. et al. Experiências de formação no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/interface.200195. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RJqTV8D9DWpLDYd3rcTbHXM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2024.
COLARES, K. T. P.; OLIVEIRA, W. Metodologias ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Sustinere, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018. DOI 10.12957/sustinere.2018.36910. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 20 abr. 2024.
CRUZ, P. J. S. C. et al. Educação popular em saúde: concepção para o agir crítico ante os desafios da década de 2020. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. esp., p. 6-28, 2020. DOI 10.14393/REP-2020-56014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/56014. Acesso em: 20 abr. 2024.
CRUZ, P. J. S. C.; PEREIRA, E. A. A. L.; ALENCAR, I. C. Educação popular: teoria e princípio ético-político do trabalho social emancipador. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação Popular em Saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 47-67.
FERNANDES, R. S. et al. Potencialidades da educação popular em tempos de pandemia da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Interface, Botucatu, v. 26, p. 1-16, 2022. DOI 10.1590/interface.210142. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kLGyYmhg3qZf6cRhXyxnT9M/. Acesso em: 16 abr. 2024.
FIOCRUZ. Fundação Osvaldo Cruz. EdPopSUS: Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/#header. Acesso em: 15 abr. 2024.
FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface, Botucatu, v. 25, p. 1-16, 2021. DOI 10.1590/interface.200806. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/t5MyrjCKp93sxZhmKTKDsbd/. Acesso em: 15 abr. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 74. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2020.
GUIMARÃES, R. M. et al. Vigilância civil em saúde, estudos de população e participação popular. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. spe4, p. 81-93 2022. DOI 10.1590/0103-11042022E406. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/W9b3y8ScyfXTTpsL45sJD4P/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.
NASCIMENTO, L. C. N. et al. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 1, p. 228-233, 2018. DOI 10.1590/0034-7167-2016-0616. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SrfhX6q9vTKG5cCRQbTFNwJ/. Acesso em: 15 abr. 2024.
NESPOLI, G. et al. Semeando o cuidado: desenvolvimento de recursos pedagógicos na experiência do curso educação popular e plantas medicinais na atenção básica à saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 279-301, 2022. DOI 10.14393/REP-2022-65187. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65187. Acesso em: 24 abr. 2024.
PEDROSA, J. I. S. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde em debate: (re)conhecendo saberes e lutas para a produção da saúde coletiva. Interface. Botucatu, v. 25, p. 1-15, 2021. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/. Acesso em: 20 abr. 2024.
PULGA, V. L. As múltiplas dimensões da educação popular em saúde que emergem das experiências e dos saberes produzidos nas redes de cuidados das mulheres camponesas. In: CRUZ, P. J. S. C. (org.). Educação popular em saúde: desafios atuais. São Paulo: Hucitec, 2018. p. 85-106.
SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020. DOI 10.34019/2237-9444.2020.v10.31559. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31559. Acesso em: 15 abr. 2024.
STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Michele Neves Meneses, Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Cristianne Maria Famer Rocha, Flavia Feron Luiz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.