Diálogos entre experiências
pesquisa, extensão e educação popular no sistema carcerário
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72291Palavras-chave:
Pesquisa, Extensão, Educação Popular, Sistema PrisionalResumo
O presente estudo é uma investigação acerca de duas experiências ligadas à educação de jovens e adultos e à privação de liberdade, desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que constituem um programa de extensão e um projeto de pesquisa sobre remição de pena pela leitura. Na investigação, buscamos entender como a pesquisa e a extensão são complementares na formação de estudantes de licenciaturas. Para isso, utilizamos nossas experiências como bolsistas de pesquisa ou extensão mediante uma abordagem autobiográfica e elaboramos nossas narrativas sobre a dimensão educativa, na qual estamos inseridas como estudantes de Pedagogia e de licenciatura em Ciências Sociais. Resultados iniciais indicam a importância do debate entre extensão e pesquisa, pois percebemos em nossas experiências que ambas estão numa relação dialógica. A pesquisa contribui para mapear dados, leis, referenciais teóricos a serem utilizados e as práticas que são desenvolvidas. A extensão, a partir da educação popular, tem a capacidade de promover diálogos de diferentes saberes, intercâmbios de propostas de atuação e intervenção social.
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