Diálogos entre experiências

pesquisa, extensão e educação popular no sistema carcerário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72291

Palabras clave:

Pesquisa, Extensão, Educação Popular, Sistema Prisional

Resumen

O presente estudo é uma investigação acerca de duas experiências ligadas à educação de jovens e adultos e à privação de liberdade, desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que constituem um programa de extensão e um projeto de pesquisa sobre remição de pena pela leitura.  Na investigação, buscamos entender como a pesquisa e a extensão são complementares na formação de estudantes de licenciaturas. Para isso, utilizamos nossas experiências como bolsistas de pesquisa ou extensão mediante uma abordagem autobiográfica e elaboramos nossas narrativas sobre a dimensão educativa, na qual estamos inseridas como estudantes de Pedagogia e de licenciatura em Ciências Sociais. Resultados iniciais indicam a importância do debate entre extensão e pesquisa, pois percebemos em nossas experiências que ambas estão numa relação dialógica. A pesquisa contribui para mapear dados, leis, referenciais teóricos a serem utilizados e as práticas que são desenvolvidas. A extensão, a partir da educação popular, tem a capacidade de promover diálogos de diferentes saberes, intercâmbios de propostas de atuação e intervenção social.

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Biografía del autor/a

  • Victória Mello Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania (UFRGS/CNPq), do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento (UFRGS/CNPq), do Núcleo de Etnografias Urbanas (Cebrap/NEU) , do Núcleo de Estudos sobre Critica da Colonialidade e do Núcleo de Antropologia do Direito (USP/CNPq); integrante da equipe coordenadora do projeto de extensão PalavraMundo.

  • Raíne da Silva de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil;  membro do Grupo de Estudos em Justiça, Direitos Humanos e Segurança (JUDIS) e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). 

  • Isabella Almeida dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; integrante da equipe de coordenação do projeto de extensão Palavramundo.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

FERNANDES, Victória Mello; BRITO, Raíne da Silva de; SANTOS, Isabella Almeida dos. Diálogos entre experiências: pesquisa, extensão e educação popular no sistema carcerário. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 282–305, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72291. Acesso em: 7 jun. 2025.